Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 09mar

    ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PRESIDÊNCIA DO PMDB/PR

    Pref. de Jaguapitã e Pugliesi

    A Cavalgada de São Sebastião de Jaguapitã, no Norte do Paraná, vai constar do calendário Turístico Oficial do Paraná.

    A inclusão do evento, que reúne comitivas do Paraná e de outros estados, está prevista no projeto de lei 63/2010, protocolado esta semana pelo deputado Waldyr Pugliesi, presidente estadual e líder do PMDB  na Assembleia Legislativa.

    A iniciativa atende um pedido do prefeito Luiz Carlos Trapp, informa o deputado.

    A confraternização, de caráter religioso, já está na 13ª  edição e se tornou numa das mais importantes manifestações do folclore da região Norte do Paraná, destacou Pugliesi.

    “A Cavalgada já faz parte do calendário oficial de eventos de Jaguapitã e agora será incluída no Calendário Turístico do Paraná”, completou o deputado.

    PANORAMA – A Cavalgada de São Sebastião foi criada em 1998, por 67 agricultores liderados por Padre Constantino Borg, João Santana e Sérgio Antonio Marioto e a Comitiva Jaguapitã.

    A intenção era promover um ato de louvor para reverenciar o defensor dos cristãos e pedir proteção ao padroeiro da agropecuária São Sebastião, o protetor das atividades ligadas à agricultura no Brasil.

    A festa , realizada sempre no primeiro domingo que antecede o dia 20 de janeiro, se transformou numa das principais tradições da microrregião de Jaguapitã.

    Com o passar dos anos o sucesso da manifestação extrapolou as fronteiras da microrregião.

    A 13ª edição, em janeiro deste ano, contou com a participação de mais de 1,2 mil cavaleiros e amazonas e 78 comitivas de todas as regiões do Paraná e outros estados.

    Algumas comitivas realizaram marcha de até dois dias antes de chegar à  cidade, informaram órgãos da imprensa que cobriram o evento.

    Todos os anos a manifestação se inicia com uma cavalgada pelas ruas da cidade, com destino à Igreja Matriz São José.

    No local, cavaleiros e amazonas, animais, sementes, recebem as bênçãos dos padres e prestam suas homenagens e agradecimentos para São Sebastião.

    Publicado por jagostinho @ 12:04



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

3 Respostas

WP_Cloudy
  • reinaldo Disse:

    sou do interior e aqui a gente fica feliz qdo algum blog de Curitiba poe noticias nossas. Parabens ao blogueiro. Vou divulgar por aqui.

  • sebastião Disse:

    parabens ao dep. Pugliesi. Pois se dependesse da secretária de Cultura, essa tal de Vera nem sabe onde é Jaguapitã. O Pessuti tem que mudar todo secretariado. Se não, vai provar que não tem firmeza. E governador frouxo nós não merecemos.

  • geronimo Disse:

    sou da região e a cavalgada de Jaguapitã é uma coisa linda. Pena que não haja divulgação. Obrigado ao Blog.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.