Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 15mar

    UOL/NOTÍCIAS

    A Igreja Católica anunciou neste fim de semana o afastamento de dois monsenhores e um padre do

    Arapiraca

    município de Arapiraca (AL), a 130 km de Maceió. Eles são acusados de participarem de esquema de pedofilia e vão responder a um inquérito policial por conta de denúncias feitas por ex-coroinhas e familiares.

    A decisão da igreja foi anunciada durante celebração no último sábado (13) à noite, pelo bispo da diocese regional, Dom Valério Breda. Nesta segunda-feira (15), a cúria diocesana se reuniu para definir o nome dos substitutos das paróquias, entre elas, a catedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, comandada por um dos acusados.

    A Polícia Civil já instalou inquérito para investigar o caso. Duas delegadas já foram designadas para apurar as denúncias. O pedido de investigação partiu do Ministério Público Estadual.

    O escândalo de pedofilia foi denunciado na última quinta-feira (11) pelo programa Conexão Repórter, do SBT. A reportagem especial, feita pelo jornalista Roberto Cabrini, denunciou diversos casos de pedofilia envolvendo os membros da igreja. Vários ex-coroinhas relatam casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.

    A prova mais contundente do esquema envolvendo os párocos é um vídeo onde o monsenhor Luiz Marques, de 82 anos, aparece praticando sexo com um adolescente que tinha 19 anos. A gravação seria de janeiro de 2009 e teria sido feita por outro ex-coroinha, que também teria sofrido abusos do padre.

    A vítima contou que desde os 12 anos, quando ingressou na igreja, era assediado sexualmente pelo monsenhor. “Ele pegava nos órgãos genitais durante a missa, beijava minha boca na sacristia. Não tinha como defender. Hoje tenho muito medo do que possa acontecer comigo. Não posso ver um carro na minha porta que fico com medo”, contou o jovem identificado como Fabiano. Outros ex-coroinhas também denunciaram casos, e acusaram os outros dois integrantes da igreja de participarem do esquema.

    As imagens causaram grande repercussão na cidade, que tem 200 mil habitantes e é a segunda maior de Alagoas. O DVD com imagens do abuso está sendo vendido por ambulantes da cidade, que comercializam a gravação por R$ 5,00.

    Segundo moradores, o monsenhor Luiz Marques era reconhecido como um dos religiosos mais conservadores da região agreste. Como prova da influência, ele foi homenageado com o título de monsenhor e dá nome a uma escola municipal, além de ter sido um dos escolhidos pela igreja, na década de 80, para receber o então papa João Paulo 2º no Nordeste.

    “Ele era um padre dos mais respeitados aqui do agreste. Ele se diz muito puritano. Uma vez, celebrando um casamento, ele mandou o noivo tirar o paletó para cobrir o decote da noiva, caso contrário não seguiria com a celebração”, contou ao UOL Notícias uma ex-frequentadora da igreja.

    Publicado por jagostinho @ 17:21



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

6 Respostas

WP_Cloudy
  • silvio Disse:

    castração para esses padrecos. Covardes e canalhas. O video logo estará no you tube para não falarem que é armação.

  • beatriz Disse:

    infelizmente isso acontece em todo Brasil. Uma vergonha. Por isso outras igrejas crescem.

  • darcy Disse:

    se a imprensa não denunciasse, o velhote de 82 anos estaria continuando suas safadezas. E com certeza os outros padres sabiam. Mas um protege o outro. Canalhas.

  • leal Disse:

    o inferno é pouco pra esses caras. Imaginem quanta dor no coração dos verdadeiros católicos.

  • marlene Disse:

    A cúpula da Igreja no Brasil tem que cortar a própria carne, pois isto está demais. Senão fizerem nada saõ cúmplices dessa barbaridade.

  • Chaguinha Disse:

    É a mais triste e vergonhosa realidade, mas a Igreja é de Cristo e por isso é santa, embora seja cheia de pecadores e devemos levar em consideração que há muitos padres sérios e santos que ajudarão a sustentar a Igreja com a graça de Cristo.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.