Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 04abr

    BLOG DO JOSIAS DE SOUZA

    Veio à luz neste sábado (3) uma nova pesquisa eleitoral. Foi feita pelo Vox Populi. Traz dados diferentes da sondagem do Datafolha, divulgada há seis dias.

    Tomado pelo Vox Populi, José Serra dispõe de 34% das intenções de voto. Lidera, mas Dilma Rousseff, com 31%, vem na sua cola.

    Nessa nova pesquisa, a diferença entre os dois é de escassos três pontos percentuais. Quase nada se considerada a margem de erro: 2,2 pontos.

    O Datafolha atribuíra a Serra um percentual um pouco maior: 36%. E acomodara Dilma em patamar bem abaixo: 27%. Diferença de nove pontos.

    Os dois institutos divergem também quanto ao movimento dos candidatos. No Datafolha, Serra subira quatro pontos. Dilma descera um.

    No Vox Populi, Serra mantém o mesmo percentual que amealhara em janeiro. E Dilma é quem sobe quatro pontos.

    As divergências, por expressivas, não podem ser escamoteadas pela maleabilidade estatística. Alguém errou.

    Se tivesse de optar por um dos institutos, o signatário do blog ficaria com o Datafolha, dono de histórico que o recomenda.

    A propósito, vão abaixo duas notas veiculadas, também neste sábado, na seção Painel, editada pela repórter Renata Lo Prete, na Folha:

    – Prancheta 1: Chama a atenção, no questionário de pesquisa Vox Populi sobre a sucessão presidencial com campo em 30 e 31 de março, a inclusão de pergunta relativa aos cargos que os candidatos já ocuparam, quebrando o fluxo das respostas espontânea e estimulada sobre intenção de voto. Esse tipo de procedimento é conhecido por distorcer resultados.

    – Prancheta 2: Para completar, as opções diante do nome de José Serra (PSDB) estão incompletas. Há apenas “governador” e “governador de São Paulo”.

    Você está em dúvida sobre em quem deve acreditar. Relaxe. Pense assim: erros em previsões eleitorais são sempre explicáveis.

    O problema é que os institutos se guiam por métodos rigorosamente científicos. E o eleitor teima em votar leigo.

    Publicado por jagostinho @ 08:01



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

5 Respostas

WP_Cloudy
  • fagundes Disse:

    antes era tudo chute. Agora é que vai avaler. Vamos ver a Dilma sem o colinho do Lula.

  • petista Disse:

    se queriam que a Dilma alcançasse os 30%, alcançou. Agora , rumo a vitória.

  • petista 2 Disse:

    quanta má vontade da grande imprensa em dizer que houve empate técnico, hein?

  • henrique Disse:

    os petistas só se incomodam com a impresnsa nessas horas. Quando a imprensa denuncia a roubalheira do governo Lula eles nem falam nada!

  • beatriz Disse:

    nem se alegre Dilma. Vai levar uma sova do Serra !!!

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.