Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 08abr

    SITE BRASIL CULTURA

    Neste sábado, 10 de abril, será lançado na Sociedade 13 de maio o livro-CD “Colorado – A primeira Escola de Samba de Curitiba”, de autoria do pesquisador João Carlos de Freitas.

    Berço do samba curitibano, fundada em 1946, a Escola de Samba Colorado formou batuqueiros de todos os matizes e levou à avenida alguns dos mais belos enredos já compostos na terra dos pinheirais.

    Em seus 60 anos de história a agremiação fundada por Ismael Cordeiro, o Maé da Cuíca, cresceu, superou barreiras sociais, conseguiu feitos inimagináveis e conquistou lugar de destaque na história do carnaval paranaense e brasileiro.

    Além de formar grandes batuqueiros e semear o samba na cidade, a agremiação boca-negra deu frutos aos primeiros grupos de samba a tocar na noite de Curitiba – como o Partido Alto Colorado e o Maé Samba Show.

    Muito pobre, a escola nunca foi a mais pomposa e vitoriosa do carnaval da cidade. No entanto, entrou para a história como a mais popular e a dona da melhor bateria da história do carnaval curitibano – a bateria nota 10 – que conquistaria Cartola, Grande Otelo, Leci Brandão, entre outras figuras de renome nacional.

    Com farto registro da memória de ex-integrantes, compositores, ritmistas e passistas,o livro de João Carlos de Freitas vem para contestar o mito preconceituoso que insiste em se perpetuar e afirmar que em Curitiba não há samba e que por essas bandas nunca houve carnaval.

    O livro-CD é o resultado final do projeto “Acabou a Vila Tassi, mas não acabou o samba”, viabilizado através de recursos do Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, e traz depoimentos de compositores, passistas e ritmistas que passaram pela escola.

    O CD que acompanha o livro ainda faz um resgate de alguns dos principais sambas compostos desde a década de 1940 até os dias atuais por integrantes da Colorado, como Maé da Cuíca, Cláudio Ribeiro e Homero Réboli. São 23 faixas contendo depoimentos, sambas-lamento, sambas-exaltação e sambas de enredo.

    Serviço
    Lançamento do livro-CD “Colorado – A primeira Escola de Samba de Curitiba”, de João Carlos de Freitas.

    Quando: 10 de abril (sábado)
    Horário: 15h às 19h
    Local: Sociedade 13 de maio.
    Rua Desembargador Clotário Portugal, 274 – São Francisco. Curitiba-PR.

    *A entrada é franca e o livro será distribuído gratuitamente.

    Contato:
    João Carlos de Freitas – (41) 9951-0538
    Teotônio Souto Maior – (41) 9936-9636

    Publicado por jagostinho @ 11:33



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

2 Respostas

WP_Cloudy
  • ana paula Disse:

    O carnaval em Curitiba é a maior prova da miscigenação do generoso povo brasileiro

  • bonfá Disse:

    parabens ao pesquisador João Carlos de Freitas. Afinal, um povo sem memória é um povo fadado ao fracasso e extinção.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.