Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 08abr

    UOL/NOTÍCIAS

    Medvedev e Obama - 1º encontro em abril/09

    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se encontra nesta quinta-feira (8) com seu colega russo, Dmitri Medvedev, para a assinatura do mais ambicioso tratado de redução de armas nucleares em duas décadas, em uma iniciativa para, ao mesmo tempo, reformar a política norte-americana de defesa, renovar as relações bilaterais entre os dois rivais da Guerra Fria e enviar uma mensagem de boas-intenções para o mundo.

    O acordo, sugestivamente tratado como “New Start”, será assinado em Praga, capital da República Tcheca, onde o presidente Obama proclamou, há cerca de um ano, o “compromisso dos Estados Unidos em buscar um mundo pacífico e seguro sem armas nucleares”.

    De acordo com o documento, Rússia e EUA se comprometem em reduzir seus respectivos arsenais para 1.550 ogivas e 800 vetores nos próximos sete anos – um corte de cerca de 30% no total que as duas potências deveriam dispor atualmente.

    Esse compromisso é uma renovação do primeiro “Start” (Tratado de Redução de Armas Estratégicas, na sigla em inglês), assinado por Washington e Moscou em 1991 e que foi uma das marcas do final da Guerra Fria.

    O tratado demonstrava o interesse em frear a expansão do número de armas nucleares, mas seu cumprimento não foi rigoroso, de acordo com os especialistas.

    De qualquer forma, o documento expirou em dezembro passado e não havia naquele momento um sucessor pronto para entrar em vigor.

    No mês passado, os dois governos concordaram com os termos de um novo compromisso, o que evidencia uma melhora nas relações entre EUA e Rússia, após as tensões do antigo governo liderado pelo republicano George W. Bush, quando a proposta de instalação de um escudo antimísseis norte-americano na Europa Oriental despertou a desconfiança de Moscou

    Publicado por jagostinho @ 15:46



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Uma resposta

WP_Cloudy
  • ademar Disse:

    ainda bem que essas duas potencias estão nas maõs de pessoas lucidas.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.