Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 22abr

    FOLHA ON LINE

    “Vergonha e desonra” são os sentimentos descritos pelo bispo de Penedo, dom Valério Breda, na

    Dom Valério Breda em encontro com Bento 16

    carta aberta aos fiéis sobre as acusações de pedofilia dirigidas a padres de Arapiraca (AL).

    Milhares de cópias do documento foram distribuídas em paróquias da cidade e região no dia 11 de abril, um mês após a divulgação na TV de imagens do monsenhor Luiz Marques Barbosa fazendo sexo oral com um jovem.

    No programa “Conexão Repórter”, do SBT, ex-coroinhas acusaram três padres de ter cometido abuso sexual contra eles desde quando eram crianças.

    Na carta, o bispo de Penedo pede perdão, em nome da igreja –“também ferida”–, a todos os que se sentiram “agredidos” e “traídos em seus sentimentos religiosos e de confiança na igreja” pelo escândalo.

    Ele afirma que a igreja apoia as investigações civis sobre o suposto crime cometido pelos sacerdotes e que foram tomadas “as mais extremadas medidas canônicas possíveis” em relação aos padres acusados.

    Os sacerdotes foram suspensos de suas funções eclesiásticas e respondem a processo.

    Dom Valério recomenda ainda aos fiéis a leitura da carta do papa Bento 16 dirigida aos católicos da Irlanda, publicada em março passado, na qual ele aborda o abuso de crianças e jovens vulneráveis da parte de membros da igreja.

    Bento 16 afirma no documento que houve falha de alguns bispos e seus predecessores na Irlanda no tratamento das acusações de abuso sexual.

    “Queremos aprender do venerado Santo Padre a não ter medo da verdade, mesmo que dolorosa”, diz um trecho da carta do bispo.

    Dom Valério termina a mensagem sugerindo aos membros da igreja que se reergam a partir da “restauração da moralidade e da vida espiritual”.

    Em outra carta dirigida ao senador Magno Malta (PR-ES), presidente da CPI da Pedofilia, o bispo de Penedo se coloca à disposição para esclarecimentos à comissão.

    Publicado por jagostinho @ 16:36



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Uma resposta

WP_Cloudy
  • liana Disse:

    como esse bispo estamos nós católicos todos envergonhados e motivos de chacota. Os grandes demoraram demais para tomar providencias. Deu no que deu.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.