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  • 05jun

    JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO

    Alguns detalhes da pesquisa Ibope/Estado/TV Globo são melhores para Dilma Rousseff (PT) do que para José Serra (PSDB): ela é favorita para a maior parte do eleitorado, seu voto está mais consolidado, e seu eleitor, mais confiante. Mas o calendário próximo favorece o tucano.

    A maior mudança detectada pela pesquisa foi no favoritismo dos presidenciáveis aos olhos dos eleitores: agora, 40% apostam que Dilma será a sucessora do presidente Lula, contra 35% que jogam suas fichas em Serra. Em abril, a situação era inversa: 43% apostavam no tucano, e apenas 34% achavam que ela venceria.

    Essa virada reflete o aumento da confiança do eleitor de Dilma: 84% apostam na vitória de sua candidata. Embora também alto, o porcentual de correligionários de Serra que acreditam na sua eleição é menor: 71%. E pior, 1 a cada 8 dos eleitores serristas crê na vitória de Dilma.

    O aumento do otimismo petista é consequência do empate de Dilma com Serra há três semanas.

    Confiança é um combustível importante para animar a campanha, mas é também volátil: um tropeço nas pesquisas pode reverter a opinião de alguns desses otimistas.

    Menos mutável é a intenção de voto espontânea. Dilma chegou a 19%, contra 15% de Serra. Ou seja, metade do eleitorado da petista têm seu nome na ponta da língua. É um voto mais difícil de perder. Para Serra, essa proporção é de 40%. Mas pode crescer com o aumento de sua exposição na mídia.

    Serra pode ocupar até uma hora e meia da faixa nobre na TV e no rádio ao longo de junho. Desde que seja a principal atração dos programas de 10 minutos e inserções de 30 segundos que PSDB, PTB e PPS terão direito a veicular este mês. Seria uma repetição do que ocorreu com o horário de propaganda do DEM.

    Dilma não tem nenhuma propaganda programada para este mês. Apenas a convenção do PT, que deve formalizar sua candidatura no dia 13. Mas o PSDB também fará a sua, para oficializar Serra, na véspera.

    Para os tucanos, a pesquisa Ibope não foi tão ruim. Ao menos Dilma não cresceu nas últimas duas semanas, se comparados os resultados aos da Datafolha. Por isso que eles dizem que maio foi de Dilma e que junho será de Serra.

    Mas isso, só as pesquisas de julho poderão confirmar. Ou não.

    É JORNALISTA ESPECIALIZADO EM REPORTAGENS COM O USO DE ESTATÍSTICAS

    

    Publicado por jagostinho @ 16:01



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5 Respostas

WP_Cloudy
  • Homero Pavan Filho Disse:

    Que análise mais sacana. Ele diz que a Dilma não cresceu mas toma como base a pesquisa Datafolha. A comparação correta seria com a pesquisa anterior do próprio Ibope.
    É incrível como esses caras na grande mídia acham que a gente é tonto. “É o Lula, estúpido!”…

  • Tweets that mention Jota Agostinho » Arquivo do Blog » ANÁLISE DA PESQUISA DO IBOPE DE HOJE -- Topsy.com Disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by Homero Pavan Filho, Homero Pavan Filho and ELIZEU ARAUJO, Jota Agostinho. Jota Agostinho said: : ANÁLISE DA PESQUISA DO IBOPE DE HOJE http://bit.ly/9hY4y6 […]

  • Fabio Takeo Sato Disse:

    Creio que a comparação deveria ser feita com o mesmo instituto de pesquisa. Isso seria uma análise ideal, sem viés. Intitutos iguais tendem a ter metodologias iguais, esqueceu das aulas de estatística?

  • LINEU TOMASS Disse:

    CARO JOTA.

    Todas as pesquisa, neste momento, representam UMA INTENÇÃO DE VOTO. Nada tem a ver com VOTO CONSOLIDADO. Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, indicou que o eleitor começa a decidir seu voto, TRINTA DIAS ANTES DA ELEIÇÃO. Nesta fase é que se inicia o processo de CONSOLIDAÇÃO DO VOTO.

    As eleições passadas provam esta afirmação.

    Atenciosamente.

    LINEU TOMASS (www.lintomass.wordpress.com).

  • ramiro Disse:

    Caro Jota concordo com Lineu , uma vez que a política de nosso estado esta complicada e escandalosa, desta forma a consolidação dos votos dependerão das propostas apresentadas e analizadas pelo eleitor.

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