Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 06jul

    JORNALE/DAIANE ROSA

    O Paraná foi o estado que obteve melhores resultados educacionais a nível de

    Foto: Rodrigo Pinto

    ensino médio e indicadores superiores a média nacional em praticamente todos os níveis de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

    O Ideb é um indicador do Ministério da Educação que avalia a qualidade do ensino público brasileiro estabelecendo metas de superação para todo o país. Até 2022, a expectativa é de que o Brasil alcance a média 6,0.

    “Se o estado continuar a se desenvolver desse jeito a propensão é de que a meta seja atingida pelo Paraná ainda em 2014”, acredita a Secretária de Estado da Educação do Paraná, Yvelise Arco-Verde(foto).

    O índice avalia o resultado da prova Brasil e Saeb (português e matemática), aplicados em alunos da 4ª série, 8ª série e do 3º ano do ensino médio, e o índice de rendimento do aluno resultado do cruzamento do número de matriculados e de aprovados.

    Dos 399 municípios paranaenses 329 ficaram acima da média nacional, sendo que o Paraná ficou em primeiro lugar no ranking nacional no ensino médio, em terceiro no ensino de 1ª a 4ª série, perdendo para São Paulo e Minas Gerais, e também em terceiro no ensino fundamental de 5ª a 8ª série, atrás de São Paulo e Santa Catarina.

    Na rede estadual, em 2009, o Paraná ficou com média 4,1 no ensino fundamental e 3,9 o ensino médio superando as metas de 2011, de 3,5 e 3,4 respectivamente.

    No ensino infantil a meta de 2009 que era de 5,4 não foi atingida ficando com índice de 5,2.

    “Entende-se que isso se deva ao modelo de ensino paranaense no qual o município deve se dedicar ao ensino das crianças em anos iniciais, enquanto o Estado se dedica a cuidar da educação dos adolescentes”, justifica.


    A cidade de Serranópolis do Iguaçu foi a que obteve a melhor nota no estado com índice maior que 7,0.

    Curitiba ficou na 12ª colocação paranaense, mas ficou em primeiro lugar se comparado com as outras capitais do país. O índice mostrou ainda que o nível de abandono e reprovação aumenta de acordo com o grau de escolaridade.

    Os responsáveis pela educação do estado se mostram satisfeitos com os resultados.

    “Isso representa o resultado do que está acontecendo em sala de aula”, comemora. Mas Yvelise concorda que muito ainda há de ser conquistado.

    “Não se resolve um problema atacando apenas uma causa porque são muitos os fatores que interferem no resultado”, acredita.

    Publicado por jagostinho @ 12:08



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

5 Respostas

WP_Cloudy
  • Teo Disse:

    Acho que é por esses resultados excelentes então, que a Secretária de Estado da Educação do Paraná, Professora Yvelise, resolveu não apoiar a candidatura de Osmar Dias e tenha optado pela “neutralidade”, na visão de alguns um claro apoio a candidatura do Beto Richa para um Novo Paraná, inclusive com uma melhor Educação para todos.

  • Gamaliel Galvão Filho Disse:

    Parabens, a todos, Mauricio Requiaõ,Yvelise,Roberto Requião e o grande Pessutão.Parem de brigar e de se deixar arranhar, vamos trabalhar.Copiando o JOTA,saude e PAZ.

  • Tadeu Genarilo Disse:

    O paraná investiu muito em educação no governo requião e agora ai estão os resultados. E teve dois secretarios de educação competentes. Mauricio e Yvelise. Como Pessuti é um caipira que não pode ver o sucesso dos outros é capaz de demitir a Yvelise.

  • Professora Pina Disse:

    Acho que estão enganados nos comentários, pois tanto o Governador Pessuti e Requião ambos apoiam a Secretaria da Educação Yvelise Arco Verde, pois sabem de sua seriedade, competência e dedicação, o que alguns querem é criar conflitos e intrigas, pois a professora Yvelise já demonstrou sua competência inclusive a nível nacional, tanto é verdade que o próprio Ministro Paulo Adad da Educação já lhe fêz diversos convites para participar mais de perto com suas idéias e conhecimentos, mas a dor de cotovelo de alguns, fazem da inveja sua arma! Continue Professora Yvelise mostrando o caminho correto da Educação em nosso Estado.

  • Tweets that mention Jota Agostinho » Arquivo do Blog » PARABÉNS PARANÁ !!! -- Topsy.com Disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by Douglas Ciriaco, Jota Agostinho. Jota Agostinho said: PARABÉNS PARANÁ !!! – http://bit.ly/cPNc7k […]

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.