Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 15jul

    Jota,

    Fazendo uma rápida consulta aos dados da eleição de 2006, vemos que a possibilidade de termos uma decisão em primeiro turno aqui no Paraná, em 2010, é muito presente.

    No ano de 2006 eram 2 candidatos com potencial para ganhar (Osmar e Requião) e mais 2  nomes bem conhecidos dos eleitores (Arns e Bueno).

    Os “nanicos” somaram apenas 1,18% dos votos válidos.

    Arns e Bueno conseguiram 17,40% e Osmar levou 38,61% e Requião 42,81%.

    Em 2006, tínhamos 7 nanicos, nesse ano apenas cinco.

    Entre eles destaca-se o candidato Paulo Salamuni (PV) que em 2006 como candidato a Senador teve uma votação discreta 39.841 votos, e que, inclusive, foi superior ao candidato a Governo do PV – Melo Viana – que fez singelos 30.501 votos.

    Talvez o nome de Marina Silva venha a agregar mais votos para Salamuni, e por isso podemos considerar o “nanico” mais forte, e tem um potencial de no máximo 4%.

    Parece pouco, mas, para ele significaria um aumento de 7x da sua última eleição.

    Considerando 4% do Salamuni, mais 1,5% dos outros nanicos, os votos válidos disputados por Beto e Osmar vão estar na casa dos 94,5%.

    Por esse motivo, considero que a saída de Rubens Bueno da corrida para o Governo beneficiou mais a Osmar do que Beto Richa.

    Essa escolha se deu pois o PSDB imaginava que Rubens Bueno tiraria mais votos de Osmar do que do Beto.

    Porém, tenho certeza absoluta que esse tiro vai acabar saindo pela culatra.

    A chapa de Osmar é muito mais sólida e estável do que a de Beto, apenas algumas arestas devem ser aparadas.

    Os ânimos do Governador Pessuti devem ser acalmados, e ele deve limitar-se a governar e pelo bem da aliança deve até silenciar-se durante o processo eleitoral.

    Cabe ao Governador agir nos bastidores, junto principalmente aos prefeitos e lideranças.

    Do lado de Beto, a situação está mais complicada pois mesmo após meses de campanha pelo interior ele não conseguiu agregar o esperado, e as pesquisas vão mostrar que ele está, no mínimo, 9% atrás no interior, e pouco mais que 3% na frente em Curitiba e RMC.

    E para quem quer governar o Paraná isso é muito pouco. Ou cria-se um fato novo, ou a tendência é apenas cair.

    O legado maldito para ambos os lados é o passado que está incluso em suas chapas, direta ou indiretamente:

    No caso de Beto, a entrada de Cássio Taniguchi, com quem “rompeu” e  os vínculos com Jaime Lerner, mostram o lado obscuro da política bonita palavreada por Beto.

    No caso de Osmar, o grande problema é Requião, que trás a briga com Paulo Bernado e Pessuti e as mágoas que ainda não foram cicatrizadas da última eleição contra o próprio Osmar.

    No senado, Gleisi está com a cadeira garantia. A briga ficará entre Requião e Fruet, os outros são apenas coadjuvantes e não devem preocupar muito.

    No caso Requião e Fruet, os votos serão disputados palmo-a-palmo e será preponderante para ambos o desempenho do candidato a Governo.

    Quem levar o Governo vai decidir essa segunda vaga.

    Mas fica o alerta, até o dia D não deve-se entrar no clima de “já ganhou”.

    O trabalho de ambos os lados deve ser árduo até o último momento, pois na política tudo pode ser decidido no apagar das luzes.

    Ass: Polvo Paul



    Publicado por jagostinho @ 18:12



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

7 Respostas

WP_Cloudy
  • ivan augusto Disse:

    ESSE POLVO QUASE ACERTOU TUDO,SO ERROU PRO SENADO,ROBERTO REQUIÃO VAI FAZER MAIS VOTOS QUE O CANDIDATO AO GOVERNO,VAI BATER O RECORDE DE VOTOS NESSE ESTADO.

  • Tweets that mention Jota Agostinho » Arquivo do Blog » POLVO PAUL – UM LEITOR DO MEU BLOG E SUA ANÁLISE -- Topsy.com Disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by Desi, Jota Agostinho. Jota Agostinho said: POLVO PAUL – UM LEITOR DO MEU BLOG E SUA ANÁLISE – http://bit.ly/9iOq2D […]

  • Nascimento Disse:

    Seu polvo é ótimo na analise política. Cuidado que ele toma seu lugar Jota.

  • Bernardo Tolier Disse:

    Gostei do Polvo. Usou os resultados de 2006 e tirou conclusões interessantes. Está à altura do seu Blog Jota. Que analise sempre. É bom para o eleitor ficar bem esclarecido.

  • XURUPETA Disse:

    Mas tem polvo até por aqui? Jota vc achou um polvo bom como o outro lá da alemanha. Quer vender o seu? Quero que ele analise a mega sena para mim KKK

  • Wilian Disse:

    Este polvo é dos bons também. E cada vez me convenço que o osmar vai ganhar de lavada no primeiro turno.

  • Marcelo Tradzoki Disse:

    Jota,

    Acho que as pesquisas vão mostrar que o Polvo está certo. Em breve estará saindo uma quentinha do forno, e com isso, a correria vai ser grande nos dois lados.

    Concordo com ele principalmente quando fala do Pessuti, esse tem que ficar quietinho, já fez a parte dele, já levou “os créditos” e agora chega… senão vai acabar fazendo bobagem.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.