********* Estão chegando as primeiras pesquisas do cenário paranaense depois da definição do quadro e as candidaturas registradas. Vox Populi já está com entrevistadores em campo. Divulgação deve acontecer neste meio de semana. Já o Datafolha começa amanhã e vai até 23 de julho, com provável divulgação no sábado próximo.
********* Contudo, todas as pesquisas internas mostram que a eleição para o governo do estado será definida no primeiro turno. Das que tive acesso, dos dois lados, mostram que cada coligação aponta que a vantagem é sua. Mas, na verdade, o empate técnico é muito claro em todas.
********* Algumas observações podem ser colocadas para saciar a ansiedade dos curiosos. Por exemplo: Serra e Dilma já estiveram em Curitiba, mas o grande troféu desta eleição, o presidente Lula, ainda não foi exibido no Paraná. Como Lula vem, pelo menos cinco vezes, até 3 de Outubro, a espectativa é ver como o eleitor vai reagir às intervenções dele, cá na terrinha.
********* Outro detalhe importante. Em alguns estados onde Lula já subiu em palanque de candidatos estaduais o resultado comprova que ele, realmente, é um fenômeno em transferir prestígio e votos para quem apoia. As pesquisas, de antes de depois, confirmaram. Talvez, por isso, haja mais sorrisos da turma do Osmar que do Beto.
********* Informações reservadas que recebo diariamente apontam dificuldades imensas para superar conflitos de hieraquia nos núcleos das duas campanhas. No lado tucano, o estilo de João Elísio, concentrador e meticuloso, tem desgostado muitos que sempre se aproveitaram do descontrole, muito comum, em campanhas eleitorais.
********* Já na aliança em torno de Dilma e Osmar, Mário Pereira, experiente político, tem feito de tudo para não permitir que a queda de braço de Requião e a família Pessuti, não interfira na agenda de Osmar. Por enquanto, de segunda a sexta, Requião acompanha a troupe, mas no sábado e domingo, quando Pessuti integra a comitiva, Requião vai para outro lado.
********* A grande surpresa positiva deste começo de campanha tem sido a esposa de Osmar. Tereza sempre foi avessa à aparições em público. Preferiu, sempre manter a privacidade da família. Mas nesta eleição está muito ativa e fazendo muito bem o seu papel. Dizem os mais próximos de Osmar que até ele está surpreso com o envolvimento dela na campanha. Será decisiva, com certeza.
********* Já Fernanda, que tem outro estilo, pois até cogitou-se em colocá-la como candidata à deputada federal, tem tido participação importante, com já o fora nas outras eleições de Richa. Numa distribuição de cobertores, em Curitiba, andou criando embaraços jurídicos para a coligação. Mas os advogados estão tentando neutralizar os efeitos negativos da atitude dela.