Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 19jul

    *********   Estão chegando as primeiras pesquisas do cenário paranaense depois da definição do quadro e as candidaturas registradas. Vox Populi já está com entrevistadores em campo. Divulgação deve acontecer neste meio de semana. Já o  Datafolha começa amanhã e vai até 23 de julho, com provável divulgação no sábado próximo.

    *********   Contudo, todas as pesquisas internas mostram que a eleição para o governo do estado será definida no primeiro turno. Das que tive acesso, dos dois lados, mostram que cada coligação aponta que a vantagem é sua. Mas, na verdade, o empate técnico é muito claro em todas.

    *********   Algumas observações podem ser colocadas para saciar a ansiedade dos curiosos. Por exemplo: Serra e Dilma já estiveram em Curitiba, mas o grande troféu desta eleição, o presidente Lula, ainda não foi exibido no Paraná. Como Lula vem, pelo menos cinco vezes, até 3 de Outubro, a espectativa é ver como o eleitor vai reagir às intervenções dele, cá na terrinha.

    *********   Outro detalhe importante. Em alguns estados onde Lula já subiu em palanque de candidatos estaduais o resultado comprova que ele, realmente, é um fenômeno em transferir prestígio e votos para quem apoia. As pesquisas, de antes de depois, confirmaram. Talvez, por isso, haja mais sorrisos da turma do Osmar que do Beto.

    *********   Informações reservadas que recebo diariamente apontam dificuldades imensas para superar conflitos de hieraquia nos núcleos das duas campanhas. No lado tucano, o estilo de João Elísio, concentrador e meticuloso, tem desgostado muitos que sempre se aproveitaram do descontrole, muito comum, em campanhas eleitorais.

    *********   Já na aliança em torno de Dilma e Osmar, Mário Pereira, experiente político, tem feito de tudo para não permitir que a queda de braço de Requião e a família Pessuti, não interfira na agenda de Osmar. Por enquanto, de segunda a sexta, Requião acompanha a troupe, mas no sábado e domingo, quando Pessuti integra a comitiva, Requião vai para outro lado.

    *********   A grande surpresa positiva deste começo de campanha tem sido a esposa de Osmar. Tereza sempre foi avessa à aparições em público. Preferiu, sempre manter a privacidade da família. Mas nesta eleição está muito ativa e fazendo muito bem o seu papel. Dizem os mais próximos de Osmar que até ele está surpreso com o envolvimento dela na campanha. Será decisiva, com certeza.

    *********   Já Fernanda, que tem outro estilo, pois até cogitou-se em colocá-la como candidata à deputada federal, tem tido participação importante, com já o fora nas outras eleições de Richa. Numa distribuição de cobertores, em Curitiba, andou criando embaraços jurídicos para a coligação. Mas os advogados estão tentando neutralizar os efeitos negativos da atitude dela.

    *********   A nível nacional, os partidos estão mais atentos às ferrementas da internet e tem usado à exaustão. Já quanto a campanha estadual a coisa anda a passo de tartaruga. Uma pena. Pois, daqui para frente a internet será fundamental para campanhas. Obama, em 2008, mostrou como se faz. Para se ter uma ideia de como andam as coisas no Paraná, ainda não falam a mesma língua as assessorias de imprensa de Osmar e Beto. Tomara que até 3 de Outubro se entendam.




    Publicado por jagostinho @ 08:39



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.