Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 25jul

    PARANÁ ONLINE/ET CETERA

    A pesquisa Vox Populi/O Estado do Paraná para o governo do Estado, a primeira após a formalização das candidaturas, mostra Beto Richa (PSDB) na dianteira.

    No levantamento estimulado, onde os nomes dos postulantes são apresentados ao eleitor, o tucano tem 44% das intenções de voto, contra 35% de Osmar Dias (PDT). São nove pontos de vantagem.

    O ex-prefeito abre boa margem em Curitiba (60% contra 22% do adversário).

    Na região metropolitana e litoral, Beto tem 54% e Osmar 30%.

    O dado mais surpreendente, no entanto, é o resultado do interior, onde há um empate em 39%.

    A pesquisa desmente as previsões que se faziam de que haveria um racha no Estado, com uma briga entre interior, a favor de Osmar, e a região metropolitana capital, ao lado de Beto.

    Isso não ocorreu. Sabidamente os dados revelam um momento, uma espécie de retrato daquele instante. O esforço dos candidatos, ou algum tropeço, podem mexer nesse cenário. Afinal, são 69 dias até o pleito.

    Leitura acurada

    Beto Richa praticamente repete a votação que fez em 2008 na capital. De cada quatro curitibanos, três votariam nele.

    À primeira vista, a renúncia ao mandato de prefeito para se candidatar ao governo não influenciou negativamente o eleitorado.

    A boa administração que fez no município certamente contribuiu para o resultado.

    O interior

    Osmar é muito bem quisto no meio rural. Entretanto, terá que se desvencilhar dos ônus trazidos pela união com o MST.

    O homem do campo não tolera o movimento em razão do desrespeito ao direito de propriedade que foi promovido durante os sete anos da gestão de Roberto Requião.

    Além disso, a contraditória parceria com o Mello e Silva traz enorme desgaste à sua candidatura. Cabe jogar a carga ao mar, ou melhor, livrar-se dela.

    A favor

    As prometidas visitas de Lula ao Paraná ajudarão o candidato do PDT. Disso não há dúvidas. O presidente da República, com o seu extraordinário poder de comunicação, suprirá as deficiências do PT local que, até agora, não ajudou em nada na campanha.

    As proporções do auxílio estarão na dependência da receptividade do eleitor às teses lulistas. Essa é tida como a principal fórmula para compensar a diferença existente hoje a favor de Beto.

    Outro elemento

    Importante é analisar igualmente a chamada previsão de vitória. O instituto perguntou ao eleitor quem tem mais chances de ganhar as eleições.

    Beto obteve 47% das opiniões, enquanto Osmar garantiu 32%.

    19% se declararam indecisos, ou não responderam.

    Senadores

    O Vox Populi também mediu a intenção de voto para o Senado. Requião aparece na frente com 45%, seguido de Gleisi Hoffmann, do PT, com 30%.

    Mais atrás estão Ricardo Barros, do PP, com 16% e Gustavo Fruet, do PSDB, com 13%.

    Apesar disso, a eleição está rigorosamente em aberto, pois o número de indecisos, os que não responderam, os que disseram votar em branco ou nulo somam 56%.

    Barbas de molho para todo mundo.

    Publicado por jagostinho @ 11:31



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

6 Respostas

WP_Cloudy
  • Tweets that mention Jota Agostinho » Arquivo do Blog » A PESQUISA E SUAS ENTRELINHAS -- Topsy.com Disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by ELIZEU_ARAUJO, Jota Agostinho. Jota Agostinho said: A PESQUISA E SUAS ENTRELINHAS – http://bit.ly/934D3Q […]

  • Teo Disse:

    J. Você sabe que tenho preferência pela candidatura de Beto Richa, e aprendi a respeitar o seu blog mesmo em muitas vêzes discordando de seus post, mais gostaria de em público te parabenizar pro sua análise e isenção deste post, retratando fielmente a situação como se encontra neste determinado instante! Abraço, saúde, paz e harmonia.

  • Nascimento Disse:

    É muito claro que se as eleições fossem hj o beto ganhava mesmo. Afinal ele está em campanha há muito tempo. Mas o bicho vai pegar agora. E o Osmar, apesar de antipático é o mais preparado. Como não é concurso de simpatia, ganha o Osmar, também, no primeiro turno.

  • Nasci num covil Disse:

    O q muita gente não está comentando é que o beto vai ser condenado pela justiça eleitoral. To sabendo de gente grande que a bomba vai estourar dentro de 15 dias. Daí vão pedir pelo amor de deus pro àlvaro e ele não vai aceitar. Osmar por aclamação.

  • Estenio Disse:

    Jota, sou de outro estado, espirito santo, mas acompanho tudo oq é bom . E vc foi recomendado por um amigo que trabalha ai no Paraná. E gostei muito do seu Blog. Tanto as análise que faz, como as matérias pinçadas de outros lugares são sempre interessantes. E por mais que um ou outro diga que vc não é imparcial, posso garantir que é. E as reações contrárias são naturais. Até Jesus foi crucificado por que vc não seria questionado? Reclamam , mas acompanham o seu Blog pq sabem que é de ótima qualidade. Continue assim. Uma abraço bem capixaba para vc!

  • Eliza Disse:

    mas é a velha história né Jota. Santo de casa não faz milagre. Tem que vir um cara de fora para enaltecer seu trabalho. Mas saiba que milhares de paranaenses que te acompanham , admiram o seu trabalho. Até por vc tem uma história linda e limpa na imprensa do paraná. Vc é, queiram ou não, um dos maiores nomes da comunicação paranaense. Tanto no rádio, na televisão, em colunas de jornais que vc escreveu e agora com seu Blog. Vc é brilhante cara. Segue em frente e continua dando um banho nos concorrentes.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.