Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 25jul

    PARANÁ ONLINE/ROGER PEREIRA

    Se na disputa pelo governo Beto Richa (PSDB) está na frente de Osmar Dias (PDT), na briga pelas duas vagas ao Senado os candidatos da coligação do tucano, “Novo Paraná” estão em desvantagem em relação aos adversários da chapa “A união faz um novo amanhã”.

    Na soma dos dois votos que o eleitor poderá dar para senador, o ex-governador Roberto Requião (PMDB) lidera com 45% das intenções de voto, seguido por Gleisi Hoffmann (PT), que, com 30 pontos, tem quase o dobro do terceiro colocado, Ricardo Barros (PP), que soma 16% em empate técnico com o companheiro de chapa Gustavo Fruet (PSDB), 13%.

    Os demais candidatos Luiz Piva (Psol), Eliane Aguiar (PRTB), Rubens Hering (PV), Gilberto Araújo (PCB), Cláudio Timossi (PSTU), Valmor Venturini (PSOL), Valdemir Soares (PRB) e Rivaldir Jansen (PRTB) somam, juntos, 14%.

    Vale lembrar que a pesquisa soma mais de 100% pelo fato de cada eleitor ter direito a dois votos para senador.

    “Na distribuição do voto válido”, cálculo usado pelo Vox Populi para enquadrar as intenções de voto dentro do limite de 100%, desconsiderando os votos brancos, nulos e os indecisos, Requião atinge 38% e Gleisi, 25%, contra 13% de Barros e 11% de Gustavo. Piva tem 3%; Eliane Aguiar, Rubens Hering e Gilberto Araújo, 2%, um ponto à frente de Valdemir Soares, Valmor Venturini, Cláudio Timossi e Rivaldir Jansen.

    A candidata do PT é a preferida dos eleitores da capital e na Grande Curitiba. Ela soma 36% em Curitiba e chega a 45% na Região Metropolitana.

    Só é ultrapassada por Requião por conta das intenções de voto no interior, onde o ex-governador chega a 51%.

    As dificuldade de Fruet em obter votos no interior e de Barros, na capital, explicam eles estarem atrás dos candidatos da chapa PDT/PT/PMDB, que têm votação bem distribuída nas três regiões pesquisadas.

    Barros soma apenas 6% na capital, enquanto Gustavo fica com 10% no interior do estado.

    O número de eleitores indecisos chama a atenção na disputa para o Senado. Já no primeiro voto, 22% disseram não saber quem escolher.

    Número que aumenta para 25% no segundo voto, já desconsiderando os indecisos do primeiro voto.

    Cinco por cento anulariam os dois votos e outros 3% anulariam o segundo.

    A falta de informações sobre a disputa para o Senado também fica evidente na pesquisa espontânea.

    Sem serem apresentados a uma lista de candidatos, 79% dos eleitores não sabem em quem votar para senado.

    Outros 10% só citaram um candidato, não respondendo o segundo voto.

    Senador ainda no exercício do mandato, que só termina em 2014, Alvaro Dias (PSDB) foi lembrado por 1% dos eleitores na pesquisa espontânea, dividindo o quarto lugar com Ricardo Barros.

    Na espontânea, Requião também lidera, com 9%. Gleisi tem 7% e Gustavo, 3%.



    Publicado por jagostinho @ 00:42



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

8 Respostas

WP_Cloudy
  • Tweets that mention Jota Agostinho » Arquivo do Blog » VOX POPULI/SENADO:- REQUIÃO E GLEISI LIDERAM -- Topsy.com Disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by Desi, Jota Agostinho. Jota Agostinho said: VOX POPULI/SENADO:- REQUIÃO E GLEISI LIDERAM – http://bit.ly/bpmJsy […]

  • Harry Pote Disse:

    Se há uma certeza absoluta nesta eleição é que os novos senadores do paraná são Requião e Gleisi. E a lavada até tres de outubro vai ser maior ainda. Quero ver o Paulo Pimentel que enquanto estva mamando na tetas do governo só elogiava o Requião e agora é vulgar e grosseiro nas agressões ao ex-governador. Sempre mandando por nos seus jornais que o requião corria o risco de ir pra casa. Vamos aguardar a desculpa descarada que ele vai encontar com os quase 4 milhoes de votos que o requião vai fazer para o senado !!!

  • Putz Disse:

    Esse Rossoni junto com Beto richa são uns sem vergonhas. Puseram o Gustavo numa fria. Vai ficar sem mandato e pensando que os traíras vão deixar ele ser candidato a prefeito em 2012. Mentira. Mas cá entre nós o Gustavo tb não tem palavra pois garantira que seria candidato a deputado depois que aceitaram o chapa suja barros na coligação. Vai pagar um preço caro por não ter culhão.

  • leoneli Disse:

    Caro Putz. Um dia o gustavo vai aprender a escolher melhor sua companhia. Está junto com a pior caterva de maracuteiros e trairas, falsos e mentirosos do paraná. O Fruet é novo e ainda vai aprender que é melhor só do que mal acompanhado.

  • frederick Disse:

    e ainda tinha uns idiotas escrevendo que o requião não se elegeria. Tinha que ficar escondidos em casa ou largasse de ser da imprensa. Requiaõ é a maior figura política que esse Estado já conheceu. |Bando de invejosos.

  • tadeu Disse:

    A Gleisinha é esperta. Vai na cola do requião. Mandou o marido PB calar a boca para não atrapalhar sua estratégia de ir no vácuo do requião. Está certa ela. É uma mulher competente e vai honrar o Paraná como primeira senadora da nossa história.

  • José Melquíades Ursi Disse:

    Suirpreendente os 3% de Piva, do Psol. Há números até com 4%.

  • Verdade Disse:

    Galera, mais eu acho que por mais que o Fruet, teja com gente errada, ele merece a chance de fazer o que vem fazendo com deputado, de um jeito ainda maior, como senador, e eu acho que potencial ele tem, é um cara justo, que sabe fazer politica, pq nao, fruet e requiao, dois nomes muito conhecidos no mundo da politica?

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.