Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

35 Respostas

WP_Cloudy
  • marisa cruz Disse:

    ACREDITO QUE NÃO PODEMOS CONFIAR EM NENHUM INSTITUTO DE PESQUISAS ELEITORAIS QUE OPERE NO BRASIL.
    E POBRES DAQUELES QUE SÓ VOTAM NO PRIMEIRO COLOCADO DE PESQUISA.
    PODERÃO, COM CERTEZA, TER UMA GRANDE DECEPÇÃO.

  • João Pedro Benin Disse:

    Com números não se brinca e nem com a cabeça do eleitorado.
    Isso é uma falta de ética tremenda da sua parte! Se o Sr. é engenheiro teve contato com uma disciplina chamada ajustamento de observações. Chega a ser hilário a forma com que o Sr. embasa a sua teoria de estatística.
    É de conhecimento comum que nas regiões metropolitanas há muitos mais divisões do eleitorado do que no interior, logo o número de entrevistados nas regiões metropolitana e litorânea, para a melhor aferição dos números, é NECESSÁRIO que se faça um maior número de entrevistas.
    Qual o peso de cada entrevista? Levou isso em conta? Segundo o seu texto acho que não.

  • Tweets that mention Jota Agostinho » Arquivo do Blog » A PIRAMIDAL DISTORÇÃO DO VOX POPULI NO PARANÁ -- Topsy.com Disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by Jota Agostinho, Hari Seldon, Liz, Jota Agostinho, Jota Agostinho and others. Jota Agostinho said: @veramartins A PIRAMIDAL DISTORÇÃO DO VOX POPULI NO PARANÁ – http://bit.ly/apR6NL […]

  • Fabio Sesterhenn Disse:

    PELO AMOR DE DEUS. Você(s) , nem sabe como funciona uma pesquisa, e querem cornetar. ESTUDEM sobre estatística, e vejam o que significa NÚMEROS ABSOLUTOS e BASE PONDERADA , pra não passar vergonha, e escrever um texto ridículo.

    Poderiam entrevistar 2.000 pessoas em Curitiba, e 1.000 no interior, PONDERANDO os números, chega-se ao mesmo resultado.

    ~Qquer coisa, estou a disposição, pois esse erro é comum entre as pessoas.

  • jagostinho Disse:

    João

    Vc é de uma insensatez absurda. Não há como mudar. Se Curitiba tem 17% do eleitorado, como usar 33% das entrevistas nela? O resto é empulhação, exatamente com argumentos como os seus ” ajustamento de observações” ahahahah e “peso” de cada entrevista!!!! Vamos estabelecer 10 gramas para cada uma delas . Está bom?
    Vá enganar em outras paragens. Cria um blog e discuta suas teorias com o pessoal dos institutos de pesquisa. Eles vão adorar seus conceitos.
    Jota Agostinho

  • Luis Henrique Disse:

    Nossa, análise perfeita agopstinho,

    Meus parabens, virei mais seu fan ainda.

    Tiro minhas conclusoes entao, Osmar muito mais forte no interior, Beto muito mais forte em Curitiba e na RMC, obviamente os numeros seriam diferen tes entao.

    ALGO RIDICULO. !!

  • jagostinho Disse:

    Fábio

    Vc é um emocional. Não venha com com conversinhas de “ponderação” e otras cositas más. Pelos seus “fantásticos” conhecimentos deveria trabalhar no VOX POPULI.
    Me engana que eu gosto.
    Jota Agostinho

  • Fabio Sesterhenn Disse:

    Tá bom, JAgostinho.

    Eu sou emocional, vc deve estar de brincadeira né. Só pode.

    Estude a diferença de BASE PONDERADA e NÚMEROS ABSOLUTOS, depois queira falar algo.

    Essa sua análise, só funciona com quem DESconhece estatística. Acho melhor vocÊ apagar este texto.

  • celso Disse:

    sempre ouvi falar desta empresa de pesquisa que nao é confiavel nao é um ibope

  • jagostinho Disse:

    Fábio

    Esta tal de ponderação é uma heresia matemática, se utilizada numa pesquisa eleitoral. É uma maneira dos Institutos, todos, por sinal, justificarem suas manipulações. Transformar 400 entrevistas em 206 ponderadas é mágica=empulhação. Como a margem de erro já não está dando para justificar as manipulações, lançaram produto novo= ponderação.

    O que vc estudou na teoria eu tenho de escola da vida. É melhor vc saber diferenciar pesquisa de pesquisa eleitoral. Estude mais e depois vá dar aulas aos Institutos. Eles estão precisando. Apesar de que pelo que estou percebendo vc não seria um bom professor. Confunde alhos com bugalhos e quer demonstrar notório saber. Próprio de pessoas carentes. Aqui não é lugar para você expor teorias ok?

    Procure outro blog. Dispenso seu acesso.

    Jota Agostinho
    .

  • João Pedro Benin Disse:

    ótima impugnação ao meu comentário. Me emocionei sério.
    Matemática pra que né? Essa interpretação sua é que é a correta.
    Até porque está no seu livro de matemática, não? Vou mandar o Dante calar a boca.
    Rumo a REGRA DE 3 PRA PESQUISAS!

  • Tércio Junior Disse:

    Parabéns pela análise Jota, corretíssimo!

  • lendo na faculdade Disse:

    Jota,

    Gostei do seu textos. Alguem comentou que a RMC e Litoral tem muitas subdivisoes que devem ser analisadas mais a fundo na pesquisa. Hahaha e o Estado nao? Oq Londrina, Cascavel, Maringa, Foz, Ponta Grossa “definem” eh o mesmo que as pequenas cidades. Nao venham me enrolar… Eh simples… O interior tem que ser melhor esmiucado. Mas esses caras trabalham no Vox soh pode. Na ultima eleicao o requiao tava 5% na frente ateh na boca de urna, dai veio a eleicao e deu no q deu.

  • Carvalho Disse:

    Caríssimo Jota, você é uma pessoa que merece respeito. E estar do lado do Requião, Gleisi, Osmar e Dilma é um direito seu. Agora, é fato que estar apaixonado, torcer ou ter interesses [não é o seu caso] tornam turva a visão, tolhem a razão, distorcem a verdade. Já, já, vamos ver a realidade, por enquanto os números são ruins para o Osmar Dias. Quase ganhou do Requião em 2006, está sempre na mídia, inclusive por conta da sua indecisão. Osmar é um político honesto [embora Requião o tenha chamado de ladrão] e é mais preparado que o Beto Richa para ser governador. Mas precisa se livrar da turma que o impede de ver a realidade, sem o que será impossível estabelecer o caminho da vitória. Precisa parar da achar desculpas e ser pautado pelo Beto. E, principalmente, não dar ouvidos para certos assessores, aspones, apaniguados, bloqueiros, bloguistas e twitteiros. Osmar, seja você mesmo, e esqueça esta cambada que nada agrega à sua biografia e à campanha. Avante, Osmar!

  • José Eduardo Kowalski Disse:

    Pesquisa e mulher tem alguma semelhança. Somente são boas se forem favoráveis à gente. Em vez de desqualificar a pesquisa, o melhor é o candidato trabalhar, apresentar propostas, mostrar seu plano de governo. Identificar na pesquisa o que precisa ser mudado, reforçado, reposicionado. Se o sujeito está mal arrumado, não adianta trocar o espelho.

  • Joaquim N Michelotti Disse:

    Tava pensando como surgiu o ditado “mais realista que o rei”. Deve ter origem na postura de certos blogueiros, ávidos em mostrar para os poderosos que a realidade é sempre cor de rosa, mesmo que o céu esteja acinzentado. Hoje os blogs estão na internet, mas já nos tempos de reis, imperadores e outros tiranos, já existiam para agradar suas majestades. Jota, vamos esquecer o Vox Populi, Datafolha etc. Os candidatos precisam por o pé na estrada e mostrar o que pretendem fazer pelo povo paranaense. Vou votar no Osmar, mas ele precisa se livrar de alguns tranqueiras que o cercam.

  • Vitor Disse:

    “Vou votar no Osmar, mas ele precisa se livrar de alguns tranqueiras que o cercam”, comentário típico de eleitor psdbista, você não engana meu chapa!!

  • junior Disse:

    BEM POSSO ATÉ CONCORDAR COM O SR. AS PESQUISAS NÃO SÃO BEM CONFIÁVEIS. POIS ACHO QUE O BETO RICHA DEVE ESTAR UNS 20% NA FRENTE, POIS ESTOU NO INTERIOR SÓ DA BETO RICHA…………

  • Gilmar Disse:

    Jota, muito bom vc trazer esses dados a publico, quando vi que pesquisaram 600 pra k e 600 pra lá fiz a mesma pergunta, mas não fui atrás dos dados na hora e depois esqueci.
    Quanto a questão de “ponderações de Fábios e Joãos Richas”, é só pra fazer justificativas do lado interessado na distorção, ou se não me diz, qual é a lógica de fazer 600 entrevistas se com 407 eu teria o mesmo resultado?
    Jota e vc tem os esses dados Separados da pesquisa do interior e da capital e região? E do Data Folha, quantos eles entrevistaram em cada região?
    Abraços e obrigado por matar essa minha curiosidade.

  • André Sb Disse:

    Esse Junior é o típico puxa-saco da capital que finge morar no interior do Estado só pra dizer que o candidato dele está na frente…

    Quem reside no interior sabe muito bem que o Beto Lerner é um ninguém aqui…

    E pela choradeira nos comentários dá pra entender que os tucanos estão tremendo na base.

  • ROCK Disse:

    Junior voce deve estar no interior de um apartamentão com cobertura no Batel, porque aqui no interior do Paraná ninguém sabe quem é o BetoPink.

  • ROCK Disse:

    Junior voce deve estar no interior de um apartamentão com cobertura no Batel, porque aqui no interior do Paraná pouca gente sabe quem é o BetoPink.

  • Antonio Disse:

    Rapaziada… talvez alguem possa me ajudar… para se analisar os dados do voxpopulli é necessário acesso ao relatório da pesquisa.
    Ocorre que, ao contrário do datafolha, o vox não está disponibilizando o relatório em seu site. Alguém teve acesso a este relatório em outro local?

  • Fabio Sesterhenn Disse:

    Antonio, isso é verdade.

    De qualquer forma, o JAgostinho (inclusive apagou um comentário meu) , não leva em consideração a ponderação e números absolutos. Estatística básica.

  • Jayr Aleluia dos Santos Disse:

    esse Fabio é um boy bobo que quer mostrar seus conhecimentops da escola e não sabe onde. Dae entrou no teu blog Jota. Que fria cara! O Jota ha´mais de 30 anos é o cara que mais entende de pesquisa no paraná. Vc nem tinha nascido. Ele nunca errou uma. Vai catar coquinho seu bobão!!

  • Tartaruga Disse:

    Oh Fabio pega tua ponderação e os seus números absolutos e enfia naquele lugar, seu xaropão. O povo está cansado destes estatíticos de merda que só fazem enganação. Vai trabalhar no Vox populi. Lá é o seu lugar.

  • Aluno do professor Barsotti Disse:

    Usar poderação em pesquisa eleitoral é como cagar sem tirar a cueca. Só dá bosta.

  • tiraninho Disse:

    A velha regra de tres ainda é aque vale na hora de definir o múmero de entrevistas. O resto é coisa de estatístico viado. Tá certo vc Jota.

  • VOX POPULI/ Band: Corrida empatada para o governo do Paraná Disse:

    […] União faz um novo Paraná que apóia Osmar para o governo. Outro dado relevante, este  apontado pelo blog de Jota Agostinho, mostra que a primeira pesquisa teve uma distribuição maior de questionários na Capital e […]

  • Outro aluno do Barsotti Disse:

    Pra que ponderação se é mais fácil utilizar a proporção simples? Ou em outra linguagem: pra que complicar se eu posso simplificar?
    Pra ficar mais fácil manipular, é óbvio…. Vcs não viram a pesquisa do Datafolha que ampliou em 100% as pesquisas em São Paulo para ampliar a diferença do Serra?

  • João Pedro Benin Disse:

    Um pequeno detalhe para os menos providos de informação.
    Não decidi meu voto. Se fosse para votar hoje votaria no Osmar.
    Só fiquei puto com a babaquice desse velho estúpido de tentar desqualificar o instituto com um argumento imbecil desse!
    Quem acreditou no Jota devia ter prestado atenção quando disseram que estudar mudaria sua vida.
    João Pedro Benin

  • jagostinho Disse:

    João Pedro

    Coloquei seu grosseiro comentário para que as pessoas observem sua falta de educação.

    Como é ignorante, não sabe distinguir o que é opinião minha e o que é matéria repercutida de outra fonte.

    Um dia, quando mais velho, talvez entenda melhor as coisas.

    E, concluindo, não perca mais seu tempo comentando aqui no meu blog, pois não será mais publicado.

    Fique com sua verdade chula e vulgar e eu fico com a minha babaquice.

    Adiós, baby

    Jota Agostinho

  • Jayr Aleluia dos Santos Disse:

    João Pedro Benin deve ser nome falso. Os canalhas se escondem mesmo. Jota não dá colher de chá para esse cretino. Vc é educado Jota, mas eu não sou. Esse vagabundo é um covarde. Babaca que a mando de alguem está perturbando vc. Vc deve nem dormir esta noite né Jota!! HAHA. Deixa que eu descobro o IP dele e vou ver se macho mesmo.
    Deixa comigo. Amigo é para esses coisas.

  • Jayr Aleluia dos Santos Disse:

    Jota, esse canalha que diz joão pedro benin deve trabalhar no comitê do voto limpinho na rua bom jesus. Vou lá pedir um santinho e conhece-lo. Vamos se é valente

  • joão pedro benin Disse:

    Só para esclarecer, ainda que provavelmente ninguém lerá isso. EU sou o João Pedro Benin, e garanto que tais comentários acima não são meus. Creio que a outra pessoa só se utilizou de um nome aleatório, pois não achei no google nenhuma menção a outro joão pedro benin que não fosse eu.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.