Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 08nov

    Cada cor, uma propriedade e indicação

    Vermelho: a cor da força

    Exemplo: Pimentão vermelho, tomate, morango, melancia, goiaba Estes alimentos são indicados contra depressão, cansaço, ou falta de desejo sexual. O vermelho, proveniente do lipoceno, aparece associado à vitamina C, formando uma duplacom o efeito antioxidante, que entre vários benefícios previne o câncer e colabora para o tratamento do estresse.

    Verde: limpeza do organismo

    Exemplos: Abacate, abobrinha, alface, quiabo, repolho, brócolis, kiwi Nestes alimentos o pigmento responsável é a clorofila, considerada um importante energético celular. Desintoxica as células, inibe as radicais livres, protege o cabelo e a pele. Impede que o organismo absorva as substâncias químicas.

    Preto ou roxo: retardam o envelhecimento e cuidam do coração

    Exemplos: Ameixa, uva, jabuticaba, beterraba, repolho-roxo, alcachofra Contém antocianina, pigmento ligado à vitamina B1. Os alimentos desta cor retardam o envelhecimento, neutralizam as substâncias cancerígenas, antes que elas alterem o código genético. Auxiliam o sistema nervoso, pois favorecem a circulação e protegem o coração. Também contém boa qualidade de ferro.

    Amarelo ou laranja: reforçam as defesas

    Exemplos: Mamão, cenoura, laranja, milho, abóbora São ricos em betacaroteno, fundamental para a manutenção dos tecidos e cabelos. Ricos em vitamina C, participam da ação colágeno e tem ação antioxidante contra os radicais livres. Também beneficiam a visão e fortalecem o sistema de defesa. Alguns destes alimentos também são capazes de prevenir o câncer de mama.

    Marrom: regulador do intestino

    Exemplos: Soja, aveia, arroz integral, trigo, lentilha, nozes São ricos em fibras, por isso favorecem o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre. Também têm efeito antioxidante, vasodilatador e combatem a ansiedade e a depressão.

    Branco: fortalecimento

    Exemplo: Banana, batata, couve-flor, feijão branco, leite Fontes de potássio e cálcio contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

    Me­di­ci­na chi­ne­sa ­alia co­res, emo­ções e sa­bo­res

    Na medicina tradicional chinesa, a cor dos alimentos também é importante para a boa saúde. Mas, além das cores, os alimentos são classificados, segundo a nutricionista e acupunturista Gisele Guarino Centenaro, de Londrina, conforme yin e yang, os cinco elementos da natureza (madeira, fogo, terra, metal e água), as estações do ano, as cinco emoções, os cinco sabores e segundo a ação em alguns órgãos. ”Para os chineses, os alimentos têm interferência direta em nossa saúde, em nível nutricional, físico, emocional e energético”, ressalta.

    A nutricionista explica que cada cor tem relação com algumas emoções e com a energia que produzem em determinados órgãos. Assim, alimentos verdes, por exemplo, de sabor ácido ou azedo, em excesso ou falta, agem no fígado e interferem em sentimentos como raiva, irritação, ressentimento e frustração.

    ”Se você anda muito irritado é prudente não exagerar em alimentos ácidos ou azedos. E se você anda um pouco lento, sem reação, é recomendado ingeri-los. É um exemplo simplificado de como os chineses veem a alimentação”, explica.

    Gisele ressalta que, assim como na medicina ocidental, é preciso ter uma alimentação equilibrada, ”diversificada em cores, sabores e temperaturas (dependendo da estação)”. ”O excesso ou a falta de cada um deles pode agredir os órgãos e as emoções a que se referem”.

    FONTE: FOLHA DE LONDRINA

    Publicado por jagostinho @ 10:17



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

2 Respostas

WP_Cloudy

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.