Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 10fev

    Por Carlos Alberto Pessôa
    Charge Benett

    Perdi a conta dos anos que conheço Luiz Geraldo Mazza, Mazza simplesmente. Há vários Mazzas, o da rádio, o do jornal, o da tv, o da cátedra, o da academia que não frequenta, todos bons, todos úteis, todos admiráveis. Mas o meu Mazza, o meu tipo inesquecível é o Mazza da rua.

    Mazza é homem de rua. Da rua, das ruas, públicas, abertas, democráticas, liberais, promíscuas. É o cara do agora, é o homem do agora.

    Na rua exerce seu ofício, oficia, doutrina, discute, expõe, desmonta, perora, polemiza, problematiza, questiona, põe em xeque, derruba, edifica, santifica, desmistifica. É idólatra&iconoclasta. É todo um exército.

    Talvez o seu modelo inconsciente seja Sócrates, o filósofo, não o magrão boboca. Como Sócrates, é a antítese sem síntese. Que rejeita medularmente, pois não resiste à tentação de falseá-la, apontar seus furos, pô-la contra a parede, denunciá-la. E de embasbacar o interlocutor, os interlocutores, as plateias.

    O papel de Sócrates exige três qualidades: coragem, inteligência, memória. Aos 80 anos Mazza tem memória fiel e com elefantíase, inteligência desnorteante, pronta, relâmpago, coragem do primeiro homem que comeu a primeira ostra.

    Ah! Tem humor. Bom humor. Ri e faz rir. Não é chato, nunca é chato, tedioso, previsível. Ao contrário, é mais estimulante que o Vinho Reconstituinte Silva Araújo, VRSA! Vitalidade. Resistência. Saúde. Alegria.

    Mazza não precisa ser tombado, pois há muito é patrimônio público, do público. Ou há algo mais público que a rua? A nossa agora?

    Aos 80 anos o nosso Sócrates não será punido com cicuta, mas homenageado com champagne; ele não perverteu a juventude, a estimulou a resistir, a se opor criticamente às falsas verdades, às verdades parciais, às mentiras e mistificações públicas&privadas. É um educador.

    Publicado por jagostinho @ 18:57



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

2 Respostas

WP_Cloudy

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.