Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 13fev

    Minha Vida/Saúde

    Dentre os cereais, todos muito importantes para a dieta e a saúde, a aveia é o mais

    Biscoito de aveia

    rico em fibras e o mais barato.

    Alguns de seus benefícios são prolongamento da sensação de saciedade, diminuição do colesterol ruim (LDL) e melhora no funcionamento do intestino.

    Além disso, está disponível em grande parte dos supermercados, tem um gosto agradável para a maioria dos paladares e possui versões em flocos, farelo e farinha, o que permite variar o consumo.

    Para quem está em um processo de emagrecimento, a aveia é indicada porque possui digestão lenta.

    É por isso que seu consumo faz a saciedade durar e a fome demorar para chegar. Segundo a nutricionista Elisa Yaemiiam Jo, do Hospital São Luiz Maria, mais vale comer uma porção de aveia, um carboidrato complexo, que um pão francês, um carboidrato simples.

    “O pãozinho possui somente a farinha de trigo, que não é suficiente para saciar o organismo durante muito tempo. Já a aveia é cheia de fibras”, explica.

    São essas fibras, chamadas fibras solúveis, que ajudam a reduzir as taxas de colesterol ruim e, por consequência, protegem contra doenças cardiovasculares.

    Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) concluiu que esse efeito benéfico ocorre porque o cereal atrapalha fisicamente a absorção de vários tipos de gordura no intestino e, por isso, impede sua transformação em colesterol.

    O fisiologista da Unifesp Renato Romani ressalta que a queda nos níveis de colesterol varia de pessoa para pessoa.

    Mas, segundo ele, 70% daqueles que ingerem aveia têm mais chances de conseguir tal diminuição. A probabilidade de sucesso é ainda maior para quem tem uma boa alimentação diária, faz exercícios físicos e controla o estresse.

    Consumo

    Romani aconselha ingerir aproximadamente 75 gramas de aveia por dia para que o organismo possa tirar o melhor proveito possível desse alimento.

    Para se ter uma ideia, uma colher de sopa cheia tem em média 20 g. Para saber quanto uma criança deve ingerir diariamente, some a idade dela ao número cinco.

    Se seu filho tem dois anos, por exemplo, deve consumir sete gramas todos os dias. “A ingestão deve começar a partir dos dois anos, salvo recomendação médica”, orienta Selva.

    As formas em que o cereal é encontrado são tão variadas quanto suas vantagens para a saúde.

    De acordo com Selva, o farelo é o mais nutritivo, seguido pelos flocos e, depois, pela farinha.

    “Mas as diferenças são mínimas, o importante é ter prazer nas refeições!

    Independente da versão, a aveia pode entrar em cena já no café da manhã. Acrescente duas colheres de sopa de aveia no leite, no iogurte ou sobre frutas, como mamão, banana e abacate.

    Ao longo do dia, é possível introduzir a aveia nas refeições sem que ela mude muito o sabor da comida.

    Uma boa pedida é usar a farinha de aveia no lugar da farinha de trigo nas receitas.

    Publicado por jagostinho @ 19:41



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.