Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 01abr

    Paraná Online/Flavio Laginski

    Para celebrar o centenário da imigração holandesa no Paraná, a comunidade de Carambeí, região dos campos gerais, está preparando, a partir desta sexta-feira (1.º), diversas festividades culturais.

    Também vai inaugurar no sábado (2) o mais novo ponto turístico da localidade: o Parque Histórico de Carambeí (PHC), que vai contar um pouco da colonização dos holandeses nas cidades de Carambeí, Castro e Arapoti.

    São esperados 30 mil visitantes nos quatro dias de festa. De acordo com Dick de Geus, presidente e um dos idealizadores do PHC, a ideia de se criar um complexo cultural para preservar e divulgar a história da imigração holandesa nos Campos Gerais nasceu em 1991, tendo como sua primeira ala a Casa da Memória.

    “Em 2009, foi iniciado um projeto completo de curadoria. E agora estamos tornando um sonho realidade”, comenta Dick.

    O espaço vai contar com cinco alas: casa da memória, um museu com material e documentos históricos; vila histórica de Carambeí, que reproduz a primeira comunidade da região, contando com casas e jardins tipicamente holandeses; engenharia das águas, onde é possível conhecer a tecnologia de água existente na Holanda; o centro cultural Amsterdã, onde os visitantes podem conhecer um pequeno quarteirão da capital holandesa; e um parque de exposições, para realização de eventos rurais. Haverá ainda uma réplica da Estação de Trem Carambeí da Brazil Railway Company, foi instalada a Ponte da Integração, estilo pêndulo, com 15,80m de comprimento e em aço e madeira, presenteada pelo Rabobank.

    Segundo Mário Dijkstra, gerente de Novos Negócios da Batavo, foram necessários dois meses para que a ponte fosse produzida artesanalmente, transportada por mar e terra, e instalada.

    “O objetivo desta ponte é sinalizar a abertura ou não do parque. Quando ela está abaixada, o local está aberto para visitações. Mas quando esta ponte está com sua parte articulável levantada, significa que o local está fechado”, explica.

    A celebração do centenário tem início às 19h, no clube social da cidade, com show da banda Chimarruts. Sábado tem a abertura do parque, com show de balonismo, pirotécnico e apresentação de grupos folclóricos.

    Domingo haverá competições esportivas, como a Meia Maratona do Centenário, MotoCross, entre outros.

    A programação completa pode ser acessada no site:-

    >>>  www.parquehistóricodecarambei.com.br.

    Publicado por jagostinho @ 17:26



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

2 Respostas

WP_Cloudy

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.