Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 14abr

    Senadora Gleisi Hoffmann/Assessoria de Comunicação/Débora Matos

    Recursos do Fundo Especial de Calamidades Públicas (Funcap) poderão ser utilizados para custear a recuperação de solo em propriedade de agricultura familiar afetada por desastre climático.

    Proposta apresentada pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) foi aprovada nesta quinta-feira (14) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), em caráter terminativo.

    Decisão terminativa é aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado.

    Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados.

    A senadora explica que a ajuda governamental em casos de desastres causados por fortes chuvas e enchentes destina recursos para ações como reconstrução de estradas, habitações e atendimento à saúde.

    Entretanto, observa ela, a ajuda não chega aos agricultores familiares que têm suas terras destruídas pelas cheias.

    Conforme a senadora, o deslizamento de encostas, quando em áreas agrícolas, resulta não apenas na perda da produção, mas também na perda do solo que já havia sido preparado com corretivos e fertilizantes.

    O PL 85/2011 visa a destinar recursos do Funcap para que os agricultores familiares possam adquirir novamente esses insumos e custear ações de recuperação do solo.

    “Tal medida ajudará, em caráter emergencial, a recomposição da atividade econômica das famílias e do município atingido, inclusive propiciando a retomada da geração de empregos”, afirma Gleisi Hoffmann na justificativa do texto.

    Reforçando a argumentação da autora, o relator, senador João Pedro (PT-AM), ressalta que a recuperação de solo em áreas rurais pode requerer gastos com obras de engenharia e reflorestamento, exigindo investimento acima daqueles relacionados à produção agrícola em si.

    Para Gleisi, é essencial criar mecanismos adequados para socorrer os agricultores familiares pelas perdas sofridas em desastres reconhecidos pelas autoridades locais em situações de emergência ou calamidade pública.

    “Com as mudanças climáticas globais, o Brasil passou a vivenciar tragédias que tem repercutido mundialmente, a exemplo das ocorridas na Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011, e de Santa Catarina, em 2010″.

    “O litoral do Paraná recentemente sofreu as consequências de um deslizamento que acabou com as propriedades rurais e a qualidade do solo. Para essas famílias refazerem a vida não basta apenas reconstruir a casa e comprar equipamentos. Também é necessário investimento para recuperar o solo, que é o meio de trabalho dessas pessoas.”

     

    Publicado por jagostinho @ 13:13



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

3 Respostas

WP_Cloudy
  • MÍRIAM Disse:

    Muito bem senadora, vamos por a mão na massa e trabalhar, ao invés de ficar criticando o atual governador de nosso Estado, com fazem uns e outros.

  • Denise Disse:

    Gleisi tem se mostrado a mais ativa senadora do Brasil. Disparado. Me orgulho muito dela.

  • Marli Disse:

    Só tem projetos quem fala com o povo. É o caso da Gleisi que ouve a população. Parabens.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.