Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 24ago

    Prefeitura de Tibagi – Assessoria de Comunicação
    Equipe: Emanoelle Wisnievski, Alberto Verhagen Junior,
    Zinho de Oliveira, Christian Camargo e João Pedro Agostinho

                                                                                                      

    O antigo carimbo do protocolo está finalmente saindo de moda com a digitalização dos serviços ofertados pela administração pública.

    A Prefeitura de Tibagi, responsável por dois grandes programas de inclusão digital (internet gratuita à população e lousas digitais nas escolas), também segue a tendência de disponibilizar sua estrutura de atendimento pela internet e acaba de implantar o Portal de Serviços On-Line da IPM – Internet Pública Municipal.

    No pacote também entra o Portal da Transparência com as prestações de contas e atos oficiais, tudo através do www.tibagi.pr.gov.br/atende.

    Consultores da empresa estão na cidade percorrendo todas as secretarias municipais para levantar serviços e programas que podem ser aplicados ao conteúdo on-line.

    A ideia é que o cidadão encontre no portal todas as informações necessárias para emissão de documentos como notas fiscais, boleto de IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano), Certidão Negativa de Débitos (CND), Declaração de Serviços Retidos na Fonte (ISSRF) e emissão de guias de Imposto Sobre Serviços (ISS) e alvarás, dentre muitos outros.

    “Veremos quais os serviços e programas disponibilizados pela Prefeitura e que poderemos adicionar ao Portal. Desde o cadastro em programa de habitação a informações de onde encontrar, a descrição do serviço, os requisitos para participar”, esclarece Diogo Lehnkuhl, consultor de implantação IPM.

    Além dele, devem permanecer por um mês em Tibagi ainda os consultores Leonor Alexandre e Dionei Venske para o levantamento junto a todas as secretarias.

    “O software já vem com serviços padrão instalados. Agora começamos a alimentar com serviços específicos de Tibagi”, frisa.

    Passaporte Único do Turismo

    O prefeito Sinval Silva (PMDB) destaca que o Passaporte Único do Turismo, implantado por lei que regulariza a atividade turística em Tibagi, será um dos serviços ofertados pelo Portal.

    “Cada empreendimento turístico que terá de trabalhar com o Passaporte Único terá o documento acessível pela internet”, assegura.

    Portal da Transparência

    Nilton Fontenelli Piedade, secretário de Administração, realça que outra novidade é a implantação do Portal da Transparência dentro da mesma estrutura on-line, onde haverá prestação de contas e publicação atos oficiais conforme determina lei estadual aprovada neste ano.

    “A partir de janeiro do ano que vem, todos os municípios paranaenses precisam disponibilizar na internet os portais da transparência.

    Tibagi é um dos primeiros municípios do Paraná que contam com esta consultoria especializada”, ressalta Piedade.

    Facilidades

    Para o secretário, há inúmeras vantagens no serviço on-line: “o autoatendimento evita filas na prefeitura e o funcionário público tem mais tempo para realizar serviços com mais qualidade”, defende.

    “Além da praticidade para o cidadão que pode obter as informações de qualquer lugar, não só da sua cidade, e 24 horas por dia”, completa.

    Segundo Diogo, a digitalização dos serviços é uma tendência sem volta. “Em dois ou três anos todo mundo vai pedir coisas pela internet”, visualiza.

    “E é fácil de utilizar. Para pedir o serviço pela internet é preciso login e senha. O cidadão cadastra-se no próprio portal e um atendente da Prefeitura vai liberar o login e vai enviar por e-mail”, explica.

    Outro destaque na avaliação do consultor é que em Tibagi a população tem acesso gratuito à internet nos quiosques da informação e em casa, com o programa Tibagi Sem Fronteiras, que oferta sinal banda larga na cidade e interior, sem custos.

    “A internet gratuita facilita o acesso das pessoas ao serviço. E para a população de interior tem bastante serviço relacionado à Secretaria de Agricultura.

    Não precisa mais se incomodar e vir aqui pedir à Prefeitura”, vislumbra.

    Publicado por jagostinho @ 13:48



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.