PORTAL BONDE
Bruno Masaharu Shimada, Danilo Yamazaki, Diego Francisco de Carvalho Rodrigues, Fernando Luiz Buzutti e Marcelo Shinji Otsuka.
Estes cinco estudantes de engenharina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com o apoio dos engenheiros eletricistas e empresários Jilo Yamazaki e Vicente de Lima Gôngora, superaram o desafio e conseguiram construir um carro elétrico.
O veículo usado foi um Fusca, ano 82, que recebeu o nome de “Thomas”, em homenagem ao inventor norte-americano Thomas Edison, que desenvolveu muitos dispositivos de grande interesse industrial.
A idelização do “EcoFusca” começou na décade 80, quando Jilo Yamazaki, ainda estudante de engenharia elétrica da Universidade Estadual de São Paulo, construiu durante o trabalho de conclusão de curso um carro totalmente elétrico.
Anos depois, um novo objetivo: fazer a mesma transformação, mas a partir de um veículo usado. Jilo, com o amigo e também engenheiro Vicente de Lima Gongora, convidou os estudantes da UTFPR e o projeto “Thomas” começou a tomar forma.
O “EcoFusca” é apresentado assim:
“O motor a ar de 1600cc foi deixado de lado, dando lugar a um motor de corrente alternada trifásico assíncrono de 15cv nominal e, ao invés de um tanque de gasolina, 25 baterias de chumbo-ácido entregam energia suficiente para se rodar 60 km. As baterias são recarregadas em uma tomada comum, com o tempo máximo de 10 horas, tendo um custo médio de R$ 0,07 por km. O motor é controlado por um inversor de frequência especialmente configurado para tal uso”.