Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 10nov

    ASSESSORIA DE IMPRENSA/PATRÍCIA ECAVE

    Dep. Sandro Alex e o Secretário Estadual Alípio Leal

    O Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), Alípio Santos Leal, garantiu que a cidade de Castro irá receber nos próximos dias o pólo de ensino a distância da Universidade Aberta do
    Brasil (UAB) em convênio com Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), projeto este solicitado pelo deputado federal Sandro Alex (PPS-PR) à Secretaria Municipal de Educação de Castro e que foi apresentado nesta semana.

    A UAB é um projeto construído pelo Ministério da Educação em parceria com os Estados, Municípios e Universidades Públicas de Ensino Superior para oferta de cursos de Graduação, Pós Graduação e de Extensão Universitária visando ampliar o número de vagas da educação superior para a sociedade.

    O deputado Sandro vem trabalhando pela implantação nos municípios da região dos Campos Gerais desde
    o mês de abril deste ano e Castro foi à primeira cidade a apresentar o projeto e conseguir a habilitação.

    Os cursos são na modalidade a Distância, semi presenciais e através do sistema de vídeo conferência com comunicação em tempo real, desta forma oferece a população condições e acesso ao ensino superior público gratuito e de qualidade, sem a necessidade de deslocamentos distantes e outros gastos.

    Todos os cursos são válidos e reconhecidos pelo MEC, após a conclusão do curso os alunos receberão o diploma pela UEPG, uma das principais universidades do País.

    Estão sendo pleiteadas para Castro as seguintes licenciaturas: letras, geografia, história, matemática, educação física e pedagogia, a cidade contará com o pólo de apoio presencial através de aulas com os professores, grupos de estudos para resolução de exercícios e tarefas, realização de provas, sendo que todas as atividades são acompanhadas por Professores Tutores especialistas em cada área de atuação.

    O ingresso na UAB para as Graduações é através de vestibular e através da Plataforma Paulo Freire para a formação de professores em exercício do magistério e para as Pós Graduações geralmente a Universidade analisa o currículo.

    A metodologia de ensino a distância esta se tornando uma grande ferramenta para que milhares de pessoas tenham acesso ao ensino superior melhorando a qualificação e aperfeiçoando seus conhecimentos.

    Entre as vantagens esta o fator geográfico, em que não é necessário a deslocação até à universidade para reter as informações necessárias à aprendizagem, o fator tempo, as deslocações até à universidade acabam originando para muitos uma perca de horas de estudo e de cansaço, com o ensino à distância os alunos têm a possibilidade de quem for trabalhador-estudante acompanhar as aulas e como já citado anteriormente a redução de custos com deslocamento.

    Sandro Alex agradeceu o empenho da Prefeitura de Castro em especial a Secretária de Educação Nilza de Oliveira, Adriane Aparecida Garcia do departamento técnico da secretaria do município e ao Secretário Alípio Leal que informou que nas próximas semanas estará entrando em contato com o município para o detalhamento da instalação.

    O deputado Sandro continuará seu trabalho para levar a UAB a toda região dos Campos Gerais e, de acordo com o Governo do Estado, essa é uma das intenções no setor de educação, levar ensino superior gratuito e com qualidade aos municípios menores, proporcionando aos cidadãos a possibilidade de concluir seus estudos melhorando sua qualificação para o futuro profissional.

    “É uma grande conquista para Castro e o primeiro passo que estamos dando neste momento com a implantação da UAB, vamos continuar o trabalho para que em breve tenhamos mais cursos presenciais, mais investimentos em educação e mais valorização para os cidadãos que necessitam de formação na sua cidade”, concluiu o deputado.



    Publicado por jagostinho @ 10:07



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.