JORNALE
Edificação começou a ser construída em 1916
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) está analisando o projeto de restauro da igreja do Senhor Bom Jesus do Portão.
A edificação, construída entre 1916 e 1928, é classificada como uma Unidade de Interesse Especial de Preservação, podendo assim obter recursos de potencial construtivo para ser restaurada.
“A classificação de uma edificação como UIEP permite que o município negocie com o mercado imobiliário cotas de potencial construtivo, captando recursos e transferindo para uma conta que será usada nas obras do restauro, nesse caso, a igreja do Portão”, diz a arquiteta do Ippuc, Ana Lúcia Ciffone.
Ana Lúcia explica que o projeto apresentado aponta que a restauração será completa, desde telhado até pintura, portas e outros detalhes.
Em 2007 um incêndio danificou algumas partes da igreja, principalmente o telhado na área acima do altar.
A Igreja do Portão, como é conhecida, tem uma arquitetura eclética com leve inspiração neogótica como vitral de rosáceas.
“O mais importante é o marco que essa construção representa para a região”, afirma Ana Lúcia.
Para ser aprovado, um projeto de restauro que será financiado com recursos do potencial construtivo deve conter levantamento histórico, diagnóstico e proposta.
A arquiteta do Ippuc conta que o diagnóstico, parte identificando os problemas da edificação, é fundamental para uma proposta ser bem feita. “Com o diagnóstico, o profissional consegue entender a obra e fazer uma proposta e um orçamento mais real”, explica.
A Catedral Basílica de Curitiba é outra edificação que está sendo restaurada com potencial construtivo.
A Catedral foi inaugurada em 1860 e passou por reformas em 1975 e 1993, mas nunca havia passado por uma reforma completa como agora.
Pelo projeto, estão previstas obras para acabar com infiltrações de água, revisão do telhado, substituição do sistema elétrico e pintura externa. Mas será a restauração a parte mais detalhada do trabalho.
Ao lado da Catedral, outra edificação histórica da cidade está com projeto sendo analisado pelo Ippuc, a Casa Hauer.
O projeto encaminhado pelos proprietários do imóvel será analisado nesta semana na Comissão de Avaliação de Patrimônio Histórico.
Com parâmetros definidos pelo Ippuc, a construção terá sua fachada restaurada, uma das poucas coisas que sobraram depois do incêndio em 1998 que destruiu quase todo o imóvel.
26 de dezembro de 2011
MACUMBA PARA TURISTA