Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 01fev

    JORNALE

    Projeto será presente da Associação Comercial para a cidade


    O arquiteto Oscar Niemeyer vai fazer o projeto do novo Centro Administrativo da Prefeitura de Curitiba.

    Ele vai fazer o projeto para a Associação Comercial do Paraná (ACP), que por sua vez dará o projeto de presente para a cidade no aniversário de 319 anos, no dia 29 de março próximo.

    “É um grande presente para a cidade, que já tem como um de seus símbolos o Museu Oscar Niemeyer. Agradecemos muito a Oscar Niemeyer e à Associação Comercial do Paraná pela viabilização deste projeto”, disse o prefeito Luciano Ducci.

    A confirmação do projeto ocorreu em reunião na tarde desta segunda-feira (30) no escritório de Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro, com a participação do presidente da ACP, Edson Ramon, e das secretárias municipais da Administração, Dinorah Botto Portugal Nogara, e do Urbanismo, Suely Hass.

    “Niemeyer nos pediu 15 dias para enviar a versão preliminar do projeto. Será um presente da Associação Comercial do Paraná à comunidade de Curitiba na comemoração de seus 319 anos de fundação”, disse Edson Ramon.

    “Uma das sugestões é que o projeto contemple um espaço específico para a ACP realizar cursos de treinamento e especialização, além de atividades artísticas e culturais”.

    A proposta é que o complexo administrativo seja construído na Linha Verde, no terreno hoje ocupado pelo Horto Municipal, no Guabirotuba.

    O terreno tem cerca de 100 mil metros quadrados e a área construída deverá ser de cerca de 50 mil metros quadrados. O horto será transferido para um terreno maior, na Barreirinha.

    A região da Linha Verde está passando por um processo de Operação Urbana Consorciada, com emissão de títulos de potencial construtivo na Bolsa de Valores, para investimento no desenvolvimento e na mudança do perfil urbano do eixo que vai desde o Contorno Sul até o Atuba.

    “A implantação do Centro Administrativo seria mais um importante indutor de desenvolvimento para a região da Linha Verde, além de permitir uma integração administrativa dos órgãos do Município”, disse Dinorah Nogara.

    Com 104 anos de idade, Niemeyer é o mais importante arquiteto brasileiro e reconhecido mundialmente. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.

    Em 1988, recebeu o Prêmio Pritzker, considerado o “Nobel da Arquitetura”.

    Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para Brasília, como os Palácios da Alvorada e do Planalto, a Catedral e o edifício do Congresso Nacional.

    Tem projetos em vários lugares do mundo, entre eles a sede da ONU, em Nova York, feita a partir de um desenho conjunto de Niemeyer e do francês Le Corbusier.

    Niemeyer também projetou o Parque Ibirapuera, em São Paulo; o Terminal Rodoviário de Londrina; o conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte; e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, entre outras obras.

    Em 2002, Niemeyer fez o projeto do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico de Curitiba, prédio que se tornou um dos símbolos da capital paranaense com um anexo em forma de olho.

    Niemeyer também projetou a Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, inaugurada em 2010 para abrigar secretarias e órgãos do governo estadual.

    Publicado por jagostinho @ 15:06



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.