Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 03fev

    ITAIPU/SALA DE IMPRENSA

    O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, participou na manhã desta quinta-feira (2), na subestação da margem direita da Itaipu Binacional, da solenidade de inauguração do conjunto autotransformador-regulador T5/R5, que eleva em 25% a capacidade de transmissão de energia da usina para o país vizinho.

    Também estiveram presentes o presidente da Administração Nacional de Eletricidade (Ande), Alex Duré, e os diretores-gerais da binacional, Jorge Samek (Brasil) e Efraín Gamón.

    O equipamento faz parte dos esforços dos governos do Brasil e do Paraguai de dotar o país vizinho de soberania energética e maior desenvolvimento econômico.

    De acordo com Lugo, servirá também para “enfrentar a máxima demanda histórica do país, prevista para os meses de fevereiro e março”.

    O presidente citou outras duas obras importantes para reforçar o sistema elétrico do país: as construções da subestação de Villa Hayes e da linha de 500 kV, até Assunção.


    Fernando Lugo aperta o botão para acionar o conjunto T5/R5: 25% mais energia para o Paraguai.

    “Com esses investimentos, estaremos completando, em pouco menos de quatros anos, o que não fizeram os governantes dos três períodos presidenciais anteriores”, destacou.

    “Essas obras têm a marca da qualidade e do compromisso dos dois países e da Itaipu Binacional, a maior hidrelétrica do mundo [em geração de energia].

    Uma empresa que trabalham profissionais que há décadas dão orgulho para as duas nações”.

    Jorge Samek disse que “a festa é paraguaia, mas a alegria é de todos que acreditam na integração”.

    “O Paraguai é o país que mais cresceu na América Latina. Quando viajo, todo mundo quer saber como funciona um país que cresce 15% ao ano. E, para sustentar esse crescimento, o insumo número um é o da energia”, afirmou. “O desenvolvimento do Paraguai jamais será impedido por falta de energia”.

    O superintendente de Manutenção da margem direita, Juan Alberto Molina, explicou que o novo conjunto é o sexto e último banco de transformadores instalados na Subestação da Margem Direita.

    O equipamento tem a função de baixar a tensão da energia produzida por Itaipu de 500 kV para 220 kV. Um dos benefícios do novo equipamento, segundo ele, será a melhoria no sistema de manutenção e, consequentemente, menos riscos de quedas de energia.

    “Teremos mais segurança, mais confiabilidade e poderemos fazer a nossa manutenção nos equipamentos com mais tranquilidade”, disse.

    Publicado por jagostinho @ 13:05



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.