Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 27mar

    PORTAL BONDE

    Você com certeza já ouviu falar que macarrão é um dos grandes vilões das dietas de alimentação saudável e de emagrecimento.

    Mas não é bem assim: alimento possui ingredientes essenciais para a saúde.

    Segundo conclusões do Conselho Consultivo Científico sobre Salubridade das Dietas à Base de Massa, apresentado no Congresso Científico (Scientific Consensus Conference on the Healthy Pasta Meal), realizado em 2010 noRio de Janeiro, é o excesso de calorias e não de carboidratos, o responsável pelo aumento de peso.

    As dietas que visam promover a redução de peso se baseiam em proporções variáveis e adequadas de carboidratos, gorduras e proteínas. Em equilíbrio, esses três macronutrientes são essenciais para uma dieta saudável que pode ser seguida ao longo da vida.

    Além disso, dietas muito pobres em carboidratos podem não ser seguras a longo prazo. O carboidrato é a principal fonte de glicose, ou seja, fonte de energia para o cérebro, hemoglobinas, sistema nervoso central e outras funções corporais.

    Conforme o Conselho Consultivo Científico, a refeição saudável com massas alimentícias é um componente-chave de muitos padrões alimentares saudáveis em todo o mundo.

    Exemplo disso é a dieta dos países Mediterrâneos, que combina frutas, legumes, massas e outros tipos de cereais, gorduras saudáveis como o azeite de oliva, peixes  e aves em quantidades balanceadas.

    Ainda segundo a declaração consensual do Conselho Científico, o macarrão possui baixos níveis glicêmicos fazendo com que o organismo tenha a sensação de saciedade por mais tempo.

    A baixa velocidade de absorção da glicose no sangue colabora na prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabetes, cardíacas coronárias e alguns cânceres.

    Molhos

    Quanto aos molhos, as melhores opções para serem ingeridas com frequência são os feitos com tomate, pois a fruta é rica em licopeno, um dos mais potentes antioxidantes conhecidos.

    Já os calóricos molhos à base de leite, creme de leite, queijos, bacon e linguiça devem ser reservados apenas para ocasiões especiais.



    Publicado por jagostinho @ 18:58



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Uma resposta

WP_Cloudy
  • Míriam 8 Disse:

    SE macarrão engordasse os italianos seriam obesos, o que não acontece.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.