Altair Francener
ENFOQUE Comunicação & Eventos
Nos próximos meses, o prédio da Biblioteca Pública do Paraná vai passar por uma ampla reforma. O projeto de revitalização, assinado pelo arquiteto Manoel Coelho, pretende revigorar o local e devolver ao centro de Curitiba aquele que já foi um de seus grandes marcos.
Inaugurada em 19 de dezembro de 1954, a biblioteca foi a única obra pública concluída a tempo das comemorações do centenário de emancipação do Paraná.
De acordo com Coelho, as características originais do projeto de Romeu Paulo da Costa serão preservadas e as principais mudanças serão observadas no layout interno do prédio.
“O térreo vai ganhar um café e terá uma área reservada para exposições e eventos artísticos”, explica o arquiteto.
O auditório do segundo andar também será remodelado e o sistema atual de guarda volumes deve dar lugar a um novo, tirando a austeridade e o excesso de segurança da entrada.
O principal objetivo do projeto idealizado por Coelho é o de tornar a biblioteca um lugar agradável, acessível e principalmente atrativo, algo que já se tornou uma das marcas registradas do arquiteto responsável por obras como o complexo da Universidade Positivo e o novo centro de eventos do Parque Barigui que foi inaugurado em junho.