Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 29ago

    FOLHA ONLINE

    Os candidatos à Prefeitura de Curitiba Ratinho Junior (PSC) e Luciano Ducci (PSB) tomaram a dianteira das intenções de voto na cidade e dividem a liderança da última pesquisa Datafolha, realizada em parceria com a RPC TV e divulgada nesta quarta-feira (29).

    De acordo com o levantamento, Ratinho e Ducci têm 27% das intenções de voto. Já Gustavo Fruet (PDT) -que, na última pesquisa do instituto, dividia, em empate técnico, a liderança com os outros dois candidatos- oscilou negativamente (tinha 23%) e agora tem 20%.

    O quarto colocado, Rafael Greca (PMDB), que tinha 10% das intenções de voto na pesquisa passada, hoje aparece com 8%.

    Bruno Meirinho (PSOL) e Carlos Moraes (PRTB) alcançaram 1% das intenções de voto cada. Os demais candidatos não pontuaram.

    A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

    HISTÓRICO

    A pesquisa Datafolha já mostra o efeito do horário eleitoral gratuito, que começou na semana passada.

    No final de julho, os três principais candidatos estavam empatados tecnicamente, segundo o Datafolha: Ratinho Junior tinha 27% das intenções de voto; Ducci, 23%; e Fruet, 23%.

    Desde então, o candidato que mais cresceu foi Ducci, que subiu quatro pontos percentuais.

    Atual prefeito, Ducci continua apostando na força do governador Beto Richa (PSDB), ex-prefeito de Curitiba, como seu principal cabo eleitoral. O governador, que teve aprovação recorde como prefeito, apareceu em todos os programas do candidato até agora, que tem o maior tempo de TV: são 10min45s.

    Ducci também é impulsionado pela campanha mais rica: até agora, segundo a prestação parcial de contas, o atual prefeito arrecadou R$ 2,4 milhões.

    Já Ratinho Junior, que desfruta da popularidade do pai, o apresentador de TV Ratinho, entre o eleitorado mais pobre, cresce na tangente, longe da polarização política entre Ducci e Fruet, apoiados pelas maiores forças políticas do Estado -Ducci pelo PSDB; Fruet, pelo PT.

    Deputado federal, o candidato do PSC gosta de afirmar que é independente, não-apadrinhado e que irá “construir pontes de união entre pessoas de bem”, destacando seu bom relacionamento tanto com Richa quanto com Dilma.

    Na periferia, o candidato usa recursos como bonecos de rato gigantes e orelhas de Mickey, mas, no horário eleitoral, procura se aproximar da classe média e já discursou sobre a “falta de preconceitos” dos curitibanos e de como irá governar “com a ajuda da sua equipe”.

    REJEIÇÃO

    Entre os três principais postulantes à Prefeitura de Curitiba, o mais rejeitado é Ducci: 21% dos eleitores entrevistados pelo Datafolha responderam que não votariam de jeito nenhum no atual prefeito.

    Em seguida, aparecem Ratinho Junior, com 18% de rejeição, e Gustavo Fruet, com 10%.

    O recorde de rejeição, contudo, ainda pertence ao candidato Rafael Greca: 28% dos eleitores ouvidos pelo Datafolha disseram que não votariam nele de jeito nenhum.

    O Datafolha consultou 832 eleitores de Curitiba, entre terça (28) e quarta-feira (29). A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número PR-00085/2012.



    Publicado por jagostinho @ 18:53



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.