Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 02mar

    imprensa.joaoarruda@saninternet.com

    Foto:- André Rodrigues

    Foto:- André Rodrigues

    O deputado federal João Arruda participou, na manhã desta sexta-feira (1º de março), da inauguração das novas instalações do Serviço de Medicina Respiratória Pediátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

    “Os investimentos em saúde são fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população”, destacou o deputado.

    A estrutura, denominada Unidade de Alergia, Imunologia e Pneumologia do HC, está instalada atrás do HC, no centro de Curitiba e recebeu investimentos de R$ 1,1 milhão.

    As obras, iniciadas após a aquisição do imóvel autorizada pelo ex-governador Roberto Requião, demoraram seis anos para ficarem concluídas.

    A reforma do local só foi possível graças aos recursos do Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense), autorizados no último ano da gestão de Lúcia Arruda, em 2010.

    A aquisição de móveis e equipamentos é resultado do trabalho da Associação de Amigos do HC, com apoio da Volvo.

    Arte da transformação

    “A política é a arte de transformação e ajudar nesta transformação é uma obrigação de todos nós”, disse João Arruda.

    O deputado destacou a iniciativa da empresa Volvo, “que é um exemplo. Meu mandato está à disposição da UFPR e do HC para dar continuidade a este trabalho que começou com minha mãe no Provopar e o ex-governador e hoje senador Requião”, completou.

    Parcerias

    A ex-presidente do Provopar, Lúcia Arruda, lembrou ações junto ao HC. “Mas esta casa é especial. Foi um parto difícil e doloroso, que durou mais de seis anos, mas hoje estamos vendo o filho nascer”, disse.

    “Se fosse ter um nome esta casa se chamaria vitória”, concluiu.

    A estrutura vai abrigar o primeiro centro de pesquisas sobre conjuntivite alérgica do Brasil, informou o chefe do Serviço de Doenças Respiratórias Pediátricas do HC, Nelson Augusto Rosário Filho.

    “Em média, o HC atende 450 crianças por mês com asma decorrente de problemas respiratórios”, disse.

    Contexto

    “Esta casa foi um parto prolongado, mas saiu a contento”, frisou Rosário Filho. Ele relembrou que o projeto chegou ao ex-governador por obra do ex-secretário estadual de Saúde, Cláudio Xavier, mais tarde até Lúcia Arruda.

    “Agora teremos um centro de pesquisa pediátrica de doenças respiratórias”, informou o chefe do Serviço de Doenças Respiratórias Pediátricas do HC.

    E completou: “Só se consegue se desenvolver se há pesquisas”, completou.

    Alegria da vitória

    O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, agradeceu o apoio recebido da sociedade e lideranças políticas do Paraná para a instalação da unidade. “É sempre uma alegria participar destes momentos de vitória”, concluiu.

    Participaram ainda da solenidade o presidente da Associação de Amigos do HC, José Toaldo Filho, o secretário de Saúde de Curitiba, Adriano Massuda, a diretora do HC, Heda Amarante, a diretora do Departamento de Saúde do HC, Claudete Regiane, o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, médicos e estudantes de medicina.

     

    Publicado por jagostinho @ 14:07



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.