G1-PR
O prefeito Gustavo Fruet (PDT) anunciou que será instalado um centro especializado de atendimento à mulher, em um prédio na região central de Curitiba, em parceria com o governo federal.
De acordo com a prefeitura, o local irá concentrar serviços de cuidados e proteção à mulher vítima de violência até incentivos ao empreendedorismo feminino.
A prefeitura informou que negociações entre o município e o governo federal serão detalhadas em breve.
O ato de criação oficial da Secretaria Municipal Extraordinária da Mulher – instalada no Palacete Wolf, na Praça Garibaldi, no Centro Histórico da capital paranaense – foi na sexta-feira (8).
“A secretaria vai ter um papel de liderança e de articulação para lembrar todos os dias à população que a igualdade é um bem ainda a ser alcançado no Brasil”, disse o prefeito.
A função da pasta será de fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres, principalmente, na inclusão e na qualificação para o empreendedorismo e no combate à violência às mulheres em ações articuladas com as polícias e a área social.
A Secretária da Mulher, Roseli Isidoro,(foto) afirmou que, em 60 dias de trabalho, promoveu 52 encontros e reuniões de trabalho com organismos da esfera jurídica, policial, de governos e com os movimentos sociais dos direitos da mulher.
“Vamos preparar as mulheres e a sociedade com informações sobre como qualificar a prevenção, a denúncia e os procedimentos para elas baterem na porta da administração municipal em busca de socorro, como também preparar os nossos profissionais para recebê-las e para fazerem esse atendimento qualificado e humanizado”.