G1-PR
Fotografias contam a miscigenação cultural da cidade (Foto: Vinícius Sgarbe)
Curitiba recebeu a partir deste domingo (17), uma exposição para contar a história dos anos 1950 na cidade.
Fotografias, vídeos e objetos relembram o momento em que a pequena capital começou a crescer e deixar o rótulo de pequena cidade para se tornar uma metrópole desenvolvida.
A exposição “Anos 50 – Identidades” está aberta ao público na Casa Romário Martins, no Largo da Ordem.
O período contado pela exposição também marca a expansão arquitetônica da cidade.
Foi nesta década em que Curitiba começou a ter arranha-céus e prédios modernos.
Destacam-se nesse período a construção do Centro Cívico e a inauguração do Palácio Iguaçu, sede do governo estadual até os dias atuais.
As dezenas de retratos nas paredes mostram ainda a miscigenação cultural de um estado que buscava a própria identidade.
Naquela época, o governo pensava em criar a ideia de um Paraná mais europeu.
Porém, a região foi colonizada por povos que variam de afrodescendentes a ucranianos, passando por japoneses e outros povos.
A exposição deve ficar em cartaz até agosto deste ano e tem entrada gratuita. A Casa Romário Martins fica aberta de terça-feira a domingo.
