Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 12jul

    VEJA.COM

                                                                                                                                                    TURISTAS

    A chegada de turistas estrangeiros ao Brasil para acompanhar a Copa do Mundo ultrapassou a previsão do governo federal, que estimava receber 600.000 visitantes de outros países.

     Segundo dados da Polícia Federal, 691.940 estrangeiros de 203 nacionalidades cruzaram as fronteiras brasileiras no mês de junho.

    Esse número, aliás, já supera a marca de 758.000 se contabilizados os dez primeiros dias de julho, mas a PF ainda não consolidou os dados. 

    O balanço oficial será divulgado pelo Ministério do Turismo nesta segunda-feira, um dia depois do término do mundial de futebol.

    O total de visitantes durante a Copa representa um salto de 132% em relação ao fluxo de estrangeiros em junho do ano passado (298.156). 

    Argentina e Estados Unidos foram os principais países de origem dos visitantes estrangeiros em junho, com 101.595 e 83.438 pessoas, respectivamente. 

    Na Copa de 2010, a anfitriã África do Sul contabilizou 310.000 visitantes de outros países no período do evento.

    O recorde pertence à Alemanha, em 2006, que atraiu dois milhões de estrangeiros, de acordo com a Fifa.

    Entre os países que mandaram menos turistas, estão Curaçao, Kosovo e Ilhas Marshall, que tiveram apenas um cidadão de cada no Brasil durante o mês de junho.

    Vieram também 29 pessoas autodeclaradas apátridas e outras sete de nacionalidade indefinida.

    Visto especial – O fluxo de estrangeiros já provocou pelo menos um alerta à Polícia Federal. O país africano de Gana enviou 2.320 pessoas ao Brasil.

    Ao menos 300 pessoas delas, munidas do visto especial da Copa para entrar no Brasil, seguiram para a cidade de Caxias do Sul em busca de emprego em abatedouros e não pretendem retornar à África.

    Com menos exigências e emissão mais rápida, às vezes no mesmo dia, o Visto Temporário Especial (VTE) tem validade de noventa dias e é emitido pelas embaixadas do Brasil no exterior e exige apenas um passaporte válido e um comprovante de compra de ingressos para jogos da Copa.

    Na ausência desse comprovante, segundo o Ministério de Relações Exteriores (MRE), é possível pagar uma taxa, e o visto é emitido da mesma forma.

    Ao todo, desde julho de 2013, foram emitidos 78.150 VTEs, a maioria para americanos (34.926). Na embaixada do Brasil em Gana, foram emitidos 7.104 vistos especiais da Copa.

    Invasão argentina – Dos mais de 100.000 argentinos que entraram no país em junho, 40.357 passaram pelos postos de fronteira do Rio Grande do Sul, principalmente em Uruguaiana, cidade na fronteira do Brasil com a Argentina.

    Nesta sexta-feira, dois dias antes antes da final da Copa, a PF gaúcha contabilizou a entrada de 7.100 argentinos, sendo que 5.700 passaram pelo posto em Uruguaiana.

    Publicado por jagostinho @ 09:32



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.