Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 08ago

    VEJA.COM

    Presidente-candidata manteve o mesmo percentual de intenções de voto em comparação à pesquisa feita na primeira semana de julho

    Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos: cenário eleitoral é estável, diz Ibope

    Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos: cenário eleitoral é estável, diz Ibope (Divulgação/VEJA)

    Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira pela Rede Globo aponta que, após um mês de campanha eleitoral, a disputa pelo Palácio do Planalto permanece estável.

    A presidente-candidata Dilma Rousseff (PT) tem 38% das intenções de voto, contra 23% de Aécio Neves (PSDB) e 9% de Eduardo Campos (PSB). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

    Segundo o levantamento, 13% declararam que pretendem votar em branco ou nulo. Outros 11% disseram não saber em quem vão votar ou não responderam.

    O instituto ouviu 2.506 eleitores, em 175 municípios, entre os dias 3 e 6 de agosto. A pesquisa está registrada sob o número BR-00308/2014.

    Na sondagem anterior, feita pelo Ibope nos dias de julho, Dilma aparecia com os mesmos 38%. Aécio marcava 22%, e Campos, 8%.

    O Ibope também fez simulações de um eventual segundo turno: Dilma tem 42%, ante 36% de Aécio (no levantamento anterior, a diferença era de 41% a 33%).

    No cenário contra Campos, Dilma marca 44%, ante 32% do candidato do PSB (essa diferença era de 41% a 29% em julho).

    ******

    REINALDO AZEVEDO

    O Jornal Nacional divulgou uma nova pesquisa Ibope para a Presidência da República.

    Se a eleição fosse hoje, segundo o Ibope, a presidente Dilma Rousseff teria 38% das intenções de voto, mesmo índice da pesquisa divulgada no dia 27 do mês passado.

    O tucano Aécio Neves está em segundo lugar, com 23% — oscilando um ponto para cima. Eduardo Campos, do PSB, aparece agora com 9% — na anterior, tinha 8%. Pastor Everaldo, do PSC, segue com 3%.

    Os demais candidatos, juntos, têm 3%. Somados, os adversários de Dilma têm 38%, o mesmo índice da candidata.

    Por esses números, não seria possível afirmar se haverá ou não segundo turno. Tudo indica que sim porque essa diferença vinha caindo; agora não existe mais.

    Na simulação de segundo turno, estreitou-se a diferença entre Dilma e Aécio, ainda que dentro da margem de erro.

    Há dez dias, ela venceria o tucano por 41% a 33% — oito pontos de diferença. Agora, ela tem 42%, e ele, 36% — cresceu 3 pontos, fora da margem de erro.

    Seis pontos apenas os separam. A distância entre a petista e Campos segue sendo a mesma, com números distintos, já que os dois avançaram.

    Na pesquisa anterior, ela o bateria por 41% a 29% (12 pontos); agora, por 44% a 32%.

    É claro que o resultado é positivo para Aécio, especialmente porque os petistas apostaram todas as fichas na história do aeroporto de Cláudio.

    Pode-se até indagar até onde a avalanche de notícias a respeito impediu que ele crescesse ainda mais.

    Uma coisa, no entanto, é certa: não tirou os votos que já tinha — e, tudo indica, no período, ele ganhou novos eleitores.

    Avaliação de governo

    A opinião dos brasileiros sobre o governo pode ter melhorado um pouquinho, bem pouquinho.

    Segundo o Ibope, há 10 dias, 44% aprovavam o jeito como Dilma governa o país; agora, são 47%.

    Os que desaprovavam eram 50%; são, agora 49%. De todo modo, a reprovação segue sendo maior do que a aprovação.

    Em julho, 31% diziam que o governo era ótimo ou bom; desta vez, 32%. Consideravam-no apenas regular 36%, ante 35% agora.

    O governo é ruim ou péssimo para 31%; no mês passado, eram 33%. Os números se movem na margem de erro.

    Dilma não tem muito o que comemorar.

    Os tucanos podem, sim, considerar satisfatório o resultado, já que a avalanche de notícias sobre o tal aeroporto não parece ter arranhado a credibilidade de Aécio junto àqueles iam votar nele.

    Muito provavelmente, ele ganhou eleitores novos.

    Publicado por jagostinho @ 09:27



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.