Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 26ago

    pesquisaeleitoral

    É evidente que pesquisa eleitoral existe para mostrar um momento da campanha, mas principalmente para cada candidato fazer a análise que melhor lhe convier.

    Existem, porém, consequências que, de uma forma ou outra, interferem no andamento de campanhas. Mas, faz parte do jogo com a conivência da classe política que não faz nenhum esforço para elevar o nível de credibilidade das pesquisas.

    Lógico também, que o eleitor, a cada eleição, observando muitas pesquisas contraditadas com os números das urnas, cada vez menos acredita em pesquisa. Ou melhor, deixa de se influenciar por elas.

    Claro que ainda existe o voto útil, daqueles que votam em quem as pesquisas apontam que vai ganhar. Porém, esta cultura política da sociedade brasileira hoje apresenta índices ínfimos de eleitores com este comportamento.

    Bem, vamos ao assunto da manchete da matéria: a incoerência do Ibope, na pesquisa divulgada ontem, para governo, senado e presidência.

    Observem o resultado para presidente, no Paraná, com números quase que escondidos na hora da divulgação.

    O texto é da Gazeta do Povo:

    A ex-senadora Marina Silva está em primeiro lugar no Paraná na disputa pela Presidência da República.

    Segundo o Ibope, a candidata do PSB tem 29% das intenções de voto no estado.

    Logo atrás, vem a presidente Dilma Rousseff (PT) com 28%. Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro lugar com 24%.

    O candidato Pastor Everaldo (PSC) tem 2%, enquanto Eduardo Jorge (PV) ficou com 1%.

    Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSol), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) somaram juntos 1%.

    Brancos e nulos foram 8%, enquanto outros 8% não souberam responder.

    A pesquisa entrevistou 1.008 eleitores em 59 municípios entre 21 e 23 de agosto.

    A margem de erro é de três pontos porcentuais.

    Registro no TRE com o número PR-000024/2014

    Continuo. Observem como há disparidade entre o resultado já publicado por este Blog para o governo, onde Richa do PSDB aparece com 43 %.

    Ora, até imaginar que Marina está em 1º é perfeitamente explicável pelas circunstâncias de sua candidatura. Mas, o Aécio Neves, do PSDB do Richa estar atrás da Dilma é intrigante.

    Mesmo que a classificação seja em números relativos , sem aplicar as margens de erro, mesmo assim, o resultado destoa da normalidade.

    Ou o Beto Richa não está fazendo muita força para seu candidato, o amigão Aécio Neves ?

    Afinal, foram os mesmos 1008 eleitores, dos mesmos 59 municípios que reponderam as mesmas perguntas, para governo, senado e presidência.

    Finalizando esta superficial análise, pois carecemos de informações mais completas, pergunto eu: 1) porque não houve simulação para um segundo turno, possível tanto para governo como para presidência?

    2) porque não foi divulgado o resultado da pesquisa espontânea, que é muito importante, pois é voto cravado ?

    Se os números serão divulgados a conta-gotas fica, para mim, um cheiro que meu olfato rejeita.

    Publicado por jagostinho @ 07:09



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.