Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 31ago

    Fernando Calmon/Colunista do UOL

     

    • Reprodução

      Semáforo avisa e carro fica pronto para momento certo de partida -- tudo online

      Semáforo avisa e carro fica pronto para momento certo de partida — tudo online

    Conectividade e automação são duas soluções em que os automóveis, daqui em diante, mais avançarão.

    O segundo recurso ainda depende de redução de custos e de alguma regulamentação adicional dos códigos de trânsito de cada país.

    Mas a utilização em massa de possibilidades da rede mundial interconectada de computadores, que a internet coloca à disposição, ainda terá desdobramentos surpreendentes para a indústria automobilística.

    Na recente CES (Feira de Eletrônica de Consumo, em inglês), em Las Vegas, uma nova tecnologia de reconhecimento avançado dos semáforos de trânsito foi demonstrada para aliviar a dura rotina dos motoristas das cidades.

    De quebra, ela também pode melhorar a fluidez e evitar pesadas multas de desrespeito eventual à sinalização, além de proteger pedestres e os próprios motoristas.

    ONDA VERDE ELETRÔNICA

    Iniciativa da Audi foi de atrelar a internet a bordo dos carros à rede de semáforos inteligentes que muitas cidades já utilizam por meio de computadores centrais de controle de trânsito.

    A novidade é capaz de assimilar em tempo real a sequência e o intervalo de troca de sinais no entorno do carro.

    Em seguida, ela transmite essa referência ao quadro de instrumentos e o Sistema de Informações ao Motorista (SIM) mostra a velocidade correta para que o veículo alcance o maior número possível de sinais verdes.

    Um ícone representa o semáforo com as três luzes.

    Se o automóvel está parado no sinal vermelho, o SIM calculará o tempo restante até mudar para o verde e reproduzirá uma contagem regressiva no painel.

    Esse recurso se integra ao sistema start/stop do motor e providenciará a partida automática cinco segundos antes de o sinal abrir.

    MENOS POLUENTES

    Pelos cálculos da Audi, a interação online da rede de semáforos com os carros em movimento tem potencial de reduzir as emissões de gás carbônico (CO2) em até 15%, em razão de economizar quase 1 bilhão de litros de combustível por ano, se utilizada em toda a Alemanha, cuja frota total é de quase 50 milhões de veículos.

    Segundo a fabricante, a tecnologia já está totalmente funcional, testada e pronta para entrar em produção em toda sua linha, à espera apenas de autorização governamental.

    Uma demonstração nas avenidas e estradas em torno de Las Vegas, em janeiro, com 50 semáforos ou faróis, foi bem sucedida. Testes também estão em curso na região italiana de Verona e envolvem 60 sinais pelo centro da cidade.

    Experiência mais abrangente é em Berlim. Na capital alemã, 25 clientes de carros comuns equipados com o sistema interagem com sucesso à rede de 1.000 semáforos inteligentes da cidade.

    Divulgação

    Ícone no painel mostra velocidade correta e tempo restante para pegar sinal verde

    PEQUENOS PASSOS

    Conectividade entre automóveis, motoristas e o mundo digital já permite que o veículo procure sozinho, sem ninguém atrás do volante, uma vaga em estacionamento, faça as manobras para entrar na vaga e depois saia e retorne às mãos do seu dono, apenas ao sinal enviado por telefone inteligente.

    Acredita-se que antes de se autorizar, em larga escala, a direção autônoma por ruas e estradas, a utilização em velocidade reduzida nos estacionamentos servirá de teste definitivo para a nova tecnologia.

    Afinal, ela envolve baixos riscos, além de se sujeitar menos a adaptações da legislação de trânsito e a questões jurídicas de responsabilidade civil.

    Publicado por jagostinho @ 18:56



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.