Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 04out

    NOTÍCIAS PARANÁ/VALDIR CRUZ

    O cientista político Norton Lima Júnior se debruçou sobre os números da última pesquisa divulgada pelo Ibope, na segunda-feira (29).

    E o que encontrou dá razão para os que não acreditam nos números anunciados.

    As inconsistências no levantamento estão em diversos itens da pesquisa.

    O que saltou aos olhos do cientista logo no início do estudo, foi a porcentagem de eleitores com nível superior no Paraná.

    Segundo o Ibope, são 22% do eleitorado. Mas o Tribunal Superior Eleitoral, com base nos levantamentos do IBGE, informa que os eleitores com curso superior completo ou cursando somam 12, 3% no Estado.

    Entre os números do TSE e os do Ibope, há uma diferença de quase 100%. É um erro e tanto.

    AÉCIO E BETO BENECICIADOS

    Richa e Aécio: beneficiados por “erro” do Ibope no Paraná. Foto: Arnaldo Alves/AEN/PR

     

    “A estratificação social é o guia de qualquer pesquisa sociológica”, explica Lima Júnior. “Essas faixas têm que ser obedecidas e seguidas numa amostragem estatística”, completa.

    Assim, nessa faixa de ensino superior, Beto chega a 45%. Há um desvio de padrão para cima – a favor de Beto e Aécio – que teriam entre 45% e 40% neste universo INEXISTENTE DE 22%.

    Se fosse feita com uma amostragem correta de 12,3%, Beto perderia aproximadamente 5 pontos.

    Tomando como correta a coleta, Beto teria 45% em 12,5% do eleitorado de nível superior. Não em 22% desse eleitorado. Isso na espontânea.

    Na estimulada Beto sobe para 51%. E ele cai nas outras faixas de escolaridade para 39%na espontânea.

    “Beto e também Aécio foram favorecidos porque o plano amostral entrevistou mais eleitores na faixa onde eles têm mais votos”, disse o cientista.

    Outra observação que Norton Júnior faz: a amostra do Ibope também repercutiu na faixa salarial, pois as pessoas com curso superior ganham, em média, acima de 5 salários mínimos.

    Portanto, foram entrevistados mais gente da classe média que do chamado povão.

    E agora? Explica essa, Ibope !

    Publicado por jagostinho @ 15:03



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Uma resposta

WP_Cloudy
  • serpa Disse:

    E o Datafolha também beneficia o governador? O problema do fanatismo é que ele impede o perdedor de enxergar a realidade e, ainda em tempo, promover correções de rumo. O tempo do senador acabou, mas ele reluta em admitir isso. E os que o cercam contribuem para isso, pois o nobre senador não tem eleitores, tem seguidores. O fanatismo consolida a percepção de que Requião é o salvador da pátria, o defensor dos pobres e oprimidos, o único cidadão honesto na face da terra. Para toda esse pessoal, as pesquisas estão erradas quando não mostram os números sonhados. Mas quando as urnas confirmarem a derrota fragorosa do senador já no primeiro turno, vão dizer então, não tendo outra justificativa, que o povo não saber votar. Ou alegarão que as urnas eletrônicas não são confiáveis?

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.