Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 24out

    números 33

    Como Engenheiro Químico estudei, e assim todos que cursam engenharia nas suas diversas áreas, pois tem na grade a matéria ESTATÍSTICA que, aliás, sempre me fascinou.

    Também, vários meses que trabalhei no IBGE , no Censo de 70, ainda como acadêmico de EQ, foram de muita valia para meu interesse em probabilidades e estatísticas.

    Já, por diversas vezes, escrevi que o mundo e a tecnologia avançam, mas números serão sempre números e o resto nesta área, principalmente em pesquisas, são chorumelas e gente que gosta de reinventar a roda.

    Pesquisa eleitoral fundamenta-se em REGRA DE TRÊS SIMPLES. Mais nada. Palavreado colorido e empavonado tal como: metodologia, ponderação, amostragem tal e tal é conversa para boi dormir.

    Pesquisa eleitoral só precisa ser séria. Afinal, nada mais fácil do que manipular ou contaminar uma pesquisa.

    É empurrar bêbado na escadaria. Pode ser o maior instituto do mundo, mas se não houver seriedade, de nada adianta a fama.

    Dito isto, pois não quero me tornar enfadonho, concordo com uma frase muito usada nesta época:  “pesquisa é uma fotografia do momento”. Definição perfeita.

    Em assim sendo, numa olhada rápida nas duas pesquisas divulgadas ontem – IBOPE e DATAFOLHA- algo me intrigou. E muito.

    Vejamos. Nos números apresentados, separados por regiões do Brasil, na nossa região, a SUL, as “fotos” do momento são díspares demais. 

    Observem os números, com “fotos” tiradas praticamente nos mesmos dias:

    >>>> REGIÃO SUL (Paraná – Santa Catarina e Rio Grande do Sul):

    IBOPE :- Dilma 50% e Aécio 50%  –  empate

    DATAFOLHA:- Dilma 43% e Aécio 57% – 14% a favor de Aécio.

    Como a região SUL tem um colégio eleitoral de 21.102.132 eleitores, 14% representa quase 3 milhões de eleitores(2.954.298).

    Numa eleição disputadíssima é uma anomalia BRUTAL E DISFORME.

    Só resta a pergunta: Qual a câmera é a certa?

    A comprada no Japão ou a comprada no Paraguai ?

    Só saberemos depois, com as urnas.

    Observação final:  Como conheço todos os atalhos da vida, penso que deveria começar uma discussão séria e serena sobre pesquisas eleitorais no nosso país.

    Servem para que e para quem?

    Para o eleitor é que não servem, com certeza.

    Publicado por jagostinho @ 03:04



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Uma resposta

WP_Cloudy
  • LEO Disse:

    Jota, li todas as manchetes do seu blog hoje e notei o desconforto que o resultado das pesquisas de ontem, está provocando em algumas pessoas e segmentos. Não vejo razão pra isso tudo, a não ser a decepção pela possível derrota nas urnas, daquela figura que na nossa avaliação individual, tem mais qualidades que a outra. Vejamos primeiro o quadro REQUIÃO X BETO: todos sabem que o RR é mais competente, mais sério, mais inteligente, mais convincente, melhor orador que o BR, ainda mais gastou pouco,teve quase nenhum espaço de mídia, exíguo tempo de TV, saiu candidato de última hora, não fez nenhum acordo, confiou demasiadamente em si, nos debates foi prejudicado pelos laranjas, e não é tão bonitinho quanto o outro;ja o BR veio se preparando a quatro anos,teve toda a cobertura da mídia, fez todo tipo de acordo possível e imaginável,recrutou e comprou antigos aliados,GASTOU OS TUBOS, nos debates fez o bom moço e prometeu de tudo para todas as categorias de servidores ; ainda passou creminho, se depilou,deixou o cabelinho alinhado e é muito mais bonito que o RR, ficando fácil de ser vendido.Por isso VENCEU. Ja a situação AÉCIO X DILMA, tem fatores diferenciados até por ser um confronto entre Homem x Mulher; entendo que neste quesito, a vantagem é disparada da presidenta;outro ponto que não há o que se contestar é a diferença do histórico de vida no combate a ditadura ;enquanto de um lado se ve um jovem manifestar-se perante uma multidão, abraçado e amparado pelo avô;do outro visualizamos documentos, que nos mostram a que ponto chega o ser humano que HUMILHA, AGRIDE e TORTURA alguém, pelo simples fato desse indivíduo ( ela ) pensar diferente! Jota pra quem vivenciou na época esta nojeira, isso não tem o que pague! Outra diferença é no tratamento aos parentes e na construção de aeroportos.No Paraná a Dilma é prejudicada pelo PT, mas penso igual ao REQUIÃO, corruptos e corruptores têm em todos os partidos e na escala do numero de bandidos, o P.M.D.B. do ex e o P.S.D.B. do atual governador superam o P.T. Não voto no partido voto na pessoa.Inexplicável é a derrota do Aécio em Minas, ainda no 1º turno e pior, pro P.T. A Dilma respeita as LEIS SECA e MARIA DA PENHA. Por fim, mesmo tendo toda a mídia contra ( globo, veja,estadão, o globo, folha e toda a imprensa do interior do estado,ela foi muito superior a ele nos últimos debates, mesmo ele se pronunciando melhor; mas como não quero o melhor orador, e sim o melhor presidente , voto DILMA.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.