Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 11dez

    Do G1 PR, com informações da RPC TV Londrina

    Alunos de universidades estaduais protestam contra corte de recursos

    Manifestação aconteceu nesta quarta-feira (10), em Londrina, no Paraná.

    Cidade é sede do governo em homenagem ao aniversário de 80 anos.

     

    PROTESTOS EM LONDRINA

     

    Alunos das universidades estaduais de Londrina (UEL) e Maringá (UEM)  realizaram um protesto em frente a unidade do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), nesta quarta-feira (10), em Londrina, no norte do Paraná.

    No local está concentrada a sede do governo do estado, de onde o governador Beto Richa (PSDB) e secretários despacham oficialmente. A transferência da sede ocorre em homenagem aos 80 anos de Londrina, comemorados nesta quarta-feira.

    Os manifestantes saíram de um terminal urbano na zona sul da cidade e foram caminhando pela marginal da rodovia PR-445. A entrada de veículos e pessoas no Iapar foi impedida pelos manifestantes.

    Um homem tentou furar o bloqueio e foi encaminhado à delegacia após agredir uma manifestante. O governador chegou ao local antes da manifestação.

    Com faixas e cartazes, os estudantes protestaram contra os cortes de repasses para as universidades. “Reivindicamos nossos direitos ao ensino público de qualidade.

    “O governador cortou 30% das verbas para as nossas universidades. Queremos mostrar para a população o que está acontecendo com as universidades públicas do Paraná”, diz o estudante da UEL Watson Alexandrino.

    “Estamos abandonados. Temos obras paradas por vários anos, cursos abertos não tem professores e equipamentos”, completa Douglas Martins, formado em Ciências Sociais pela UEM.

    Depois de aproximadamente duas horas de protesto, o secretário de Ciência e Tecnologia do estado, João Carlos Gomes, se encontrou com os manifestantes.

    Gomes disse que repasses emergenciais foram feitos às universidades nesta semana, e se comprometeu a cumprir todo o orçamento em 2015.

    “Foi a solicitação que essas instituições fizeram para concluir o ano de 2014. Agora iniciamos um novo orçamento em 2015, e o orçamento prevê uma ampliação de quase 15% no repasse às universidades”, afirmou o secretário.

    Sede do governo

    A transferência da sede do governo para Londrina é realizada após um requerimento ser aprovado na Assembleia Legislativa, regulamentado por decreto.

    Na agenda do governador estão marcadas audiências com prefeitos da região e entrega de equipamentos para a Prefeitura de Londrina, entre eles máquinas agrícolas para readequação de estradas rurais.

    Também está prevista a assinatura da liberação de recursos do Paraná Cidades para recuperar o asfalto de avenidas da cidade.

    O governador também participará da inauguração da duplicação de um trecho de 12 quilômetros da PR-445, entre Londrina e Cambé, e da inauguração do Centro Cultural Sesc, que vai funcionar na antiga cadeia da cidade, no Centro.



    Publicado por jagostinho @ 09:42



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.