Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 13fev

    LERNER

    Da assessoria de imprensa do vereador Jorge Bernardi

    O ex-prefeito Jaime Lerner, em palestra,  nesta quinta-feira (12), no Rotary Clube de Curitiba, voltou a criticar o projeto do Metrô de Curitiba e apresentou uma proposta alternativas que, com sua equipe, está elaborando para inovar, aperfeiçoar e melhorar a qualidade do sistema de transporte público coletivo da capital paranaense.

    O ex-prefeito perguntou aos presentes se, eles acreditavam que,  com a crise financeira, que os governos estão enfrentando haverá recursos para que o Metrô possa ser implantado.

    Perguntou: será que o governo do Paraná tem 1 bilhão de reais para investir no Metrô de Curitiba?

    Segundo o ex-prefeito, o novo sistema que ele está propondo, envolverá veículos guiados e movidos a eletricidade e custará cerca de 10 % do valor previsto para o Metrô e vai colocar novamente Curitiba para a vanguarda nos sistema públicos de mobilidade urbana.

    Lembrou que o atual sistema de transporte coletivo de Curitiba tem sido deteriorado nas últimas gestões  para que se implante aqui o Metrô “um modal de 150 anos atrás e que nunca a cidade terá um rede completa como Londres, Nova Iorque ou Moscou, que levaram décadas para ser implantadas” – disse.

    O vereador Jorge Bernardi, que estava presente a reunião do Rotary Curitiba,  foi instigado,  por lideranças que assistiram a palestra, para que a proposta de Jaime Lerner seja debatida com a sociedade Curitiba.

    Neste sentido, Bernardi já oficializou convite para que o ex-prefeito  apresente o projeto que está elaborando para os vereadores em reunião da Câmara Municipal de Curitiba. 

    O Rotary Curitiba é presidido pelo médico Jorge Franco, e entre os presentes,  a reunião  estavam  os vice-presidentes da Associação Comercial do Paraná, Glaucio Geara e Airton Hack.

    – Como lembrou o ex-prefeito, o sistema de transporte coletivo de Curitiba foi copiado por mais de 300 cidades no mundo. Não podemos endividar a cidade por gerações, com subsídios ao Metrô, como estamos fazendo agora com os ônibus. Esta política de subsidio tem que acabar.  Ela também é uma das responsáveis pela crise financeira que a Prefeitura está passando – disse o vereador.

    Bernardi lembrou que a CPI do Transporte Coletivo que presidiu em 2013 apurou uma série de irregularidades, desde fraude na licitação, formação de cartel, apropriação indébita, improbidade administrativa entre outras.

    Além do  super faturamento de R$ 0,50 na  tarifa , o que representa cerca de R$ 150 milhões a mais que a população paga anualmente para as empresas.

    Os resultados da CPI, o relatório,  foram encaminhados ao  Ministério Público e ao Poder Executivo que possuem a competência constitucional para agir.



    Publicado por jagostinho @ 12:53



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

3 Respostas

WP_Cloudy
  • marcelo_X Disse:

    Discordo do Lernner. Ele só está analisando o valor geral. Coisa de burocrata. E o parque linear que vai ser gerado no lugar da canaleta?? isso ele não conta. Vai beneficiar em qualidade de vida milhares de pessoas que moram nas proximidades da atual canaleta.

  • LINEU TOMASS Disse:

    UÉ…UÉ…JOTA. NO TEXTO NÃO FOI ESCLARECIDO QUAL É A PROPOSTA ALTERNATIVA DO LERNER AO METRÔ. ORA, O SISTEMA DOS EXPRESSOS DELE, JÁ DERAM SUA CONTRIBUIÇÃO, POIS SEU SISTEMA ESBARRA NA LEI DA FÍSICA QUE DIZ QUE; DOIS CORPOS NÃO OCUPAM O MESMO ESPAÇO AO MESMO TEMPO…NÃO ADIANTA TEIMAR…..SÓ O METRÔ RESOLVE ESTE PROBLEMA, POIS AO SER ENTERRADO NÃO ENCONTRA SEMÁFOROS OU MESMO SE FOR SUSPENSO…CONTRA ESTA LEI…NÃO TEM GÊNIO…..

  • jagostinho Disse:

    Caro Lineu

    Imagino que a alternativa está sendo elaborada ainda. Mas sua observação é pertinente. Vou tentar um entrevista com o Jaime Lerner depois do carnaval.

    Saúde e paz

    Jota Agostinho

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.