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  • 23jul

    IR  VIR DE BIKE – Alexandre Costa Nascimento

     

    Prefeitura de Curitiba reduz ciclofaixa para criar estacionamento para carros

     

    Ciclofaixa será reduzida para criar estacionamento (Foto: André Belletti)

    Ciclofaixa será reduzida para criar estacionamento (Foto: André Belletti)

    A prefeitura de Curitiba vai reduzir a largura da ciclofaixa da Avenida Marechal Floriano para criar 63 vagas de estacionamento para veículos na região do Hauer.

    A intervenção joga luz nas políticas de mobilidade da capital paranaense e dá um recado claro e simbólico: mais carros, menos bicicletas!

    A decisão, entretanto, não surpreende. Pelo discurso (e pelo Facebook), a administração municipal tenta vender a imagem de que Curitiba é a Amsterdam do Sul, ao mesmo tempo em que planeja o futuro da cidade com uma visão de mundo provinciana, incapaz de ultrapassar os limites bairristas do Hauer.

    Comerciantes locais — que não pagam IPTU sobre a área pública, mas que mesmo assim se sentem “donos” das vagas –, conseguiram colocar de joelhos a administração municipal e tiveram a demanda de espaço para os carros atendida.

    A demarcação das áreas já está feita sobre o asfalto e as obras devem começar já nos próximos dias. Procurada para comentar os detalhes do projeto, a assessoria de imprensa da prefeitura não respondeu até o fechamento deste texto.

    O estreitamento da via de bicicletas altera o projeto original da ciclofaixa inaugurada em 2012 pela gestão de Luciano Ducci (PSB).

    Ah, não brinca! Fruet fez piada e agora manda estreitar ciclofaixa.

    Ah, não brinca! Fruet fez piada e agora manda estreitar ciclofaixa.

    Curiosamente, durante a campanha eleitoral de 2012, Fruet usou um ator anão, apelidado de “Luti Promessinha”, para tirar sarro da largura da ciclofaixa projetada pelo ex-prefeito. 

    Ironia da vida: mesmo diante da pressão dos comerciantes do bairro, Ducci não teve a desfaçatez de ceder à política paroquial e reduzir a ciclofaixa para criar vagas para os carros; o atual prefeito não pensou duas vezes e colocou este feito em seu currículo.

    Fruet foi o primeiro prefeito do país a ir pedalando para a cerimônia de posse – o que gerou a expectativa de uma gestão transformadora na área da mobilidade urbana.

    Com o lema de “humanizar a cidade”, Fruet fez da bicicleta um dos símbolos de sua campanha e prometeu construir 300 quilômetros de ciclovias até o fim de seu primeiro mandato.

    Empossado, porém, a prática do prefeito não correspondeu ao discurso do candidato. Com ações isoladas e extremamente tímidas, o prefeito será incapaz de cumprir metade da promessa de implantar ciclovias na capital paranaense.

    Ao mesmo tempo, seus planos urbanísticos preveem a derrubada de praças e áreas verdes para construção de binários.

    Diante das críticas e cobranças, Fruet e seus assessores costumam culpar a “lentidão da máquina pública”, a falta de recursos e até mesmo uma suposta conspiração maquiavélica orquestrada por pessoas interessadas em sabotar os ciclistas-comissionados “infiltrados na linha de frente, no coração da maquina” (sic).

    O fato, porém, é que a gestão Fruet fracassou no campo da mobilidade em geral e na de bicicletas em particular.

    Prometeu muita coisa, mas não entregou nem metade. Curitiba ficou na rabeira de São Paulo, com a gestão inovadora que vem sendo feita nesta área pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

    Se é incapaz de defender com argumentos técnicos a viabilidade de uma ciclofaixa para meia dúzia de lojistas, dificilmente Fruet será capaz bancar politicamente as brigas que precisam ser encaradas para se promover as mudanças necessárias na cidade.

    Agora, na reta final de seu mandato e com os índices de aprovação às mínguas, o interesse paroquial nos votos de uma dúzia de lojistas da Vila Hauer falou mais alto.

    É triste, mas é preciso reconhecer: não será desta vez que um prefeito fará de Curitiba uma cidade modelo na área da mobilidade por bicicletas.

    Os lojistas, com vagas privativas em frente aos seus estabelecimentos, vão agradecer em carreata ao prefeito…



    Publicado por jagostinho @ 12:28



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