Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 10nov

    desabafo-de-mae

    Email recebido por este blog

     

    Prezado Senhor,

    Há alguns dias venho me perguntando o que está acontecendo no mercado de trabalho de Foz do Iguaçu.

    Sou formada em Turismo, com especialização em Marketing e Administração de Empresas. Falo inglês e espanhol.

    Já trabalhei em empresas Multinacionais. E já fiz muitas palestras e treinamentos, e sinceramente estou muito indignada com o mercado de trabalho em Foz do Iguaçu.

    Estamos em uma época onde ter faculdade já não é mais o suficiente, precisamos correr em busca de especializações e qualificações adicionais.Sempre fui uma pessoa focada na realização profissional, posso dizer que estou feliz onde cheguei, apesar de ter tido oportunidades que me levariam muito além.

    Tenho 3 filhos, uma moça que mora comigo em Santa Catarina e um casal que mora em Foz do Iguaçu, onde vivi por longos anos.

    Sempre incentivei meus filhos a buscarem qualificação profissional.Minha filha mais jovem concluiu o Curso Técnico de Hidrografia pelo Instituto Federal do Paraná, mas nunca trabalhou na área. (Achei um curso espetacular, mas o que acontece com o mercado de trabalho?).

    Meu filho mais velho, cursou 5 anos Engenharia Ambiental, nossa um curso maravilhoso, com uma carreira promissora (mas onde estão as vagas de emprego?).

    Ele nunca trabalhou na área, nem se quer estágio conseguiu. Desempregado Matheus teve que trancar a faculdade.

    Voltando para o mercado de trabalho em Foz do Iguaçu, percebi que toda e qualquer vaga publicada pede experiência, até para porteiro.

    E onde fica os universitários neste mundo? Será que desempregado virou profissão?

    Estagiários é somente para estudante, se o jovem tem que trancar a faculdade por falta de dinheiro, não pode ser estagiário.E ai ? Como alguém que recém entrou no mercado de trabalho pode ter experiência de anos em várias áreas?
    O que eu digo para meus filhos que moram em Foz do Iguaçu?

    Um rapaz de 24 anos que cursou 5 anos de Engenharia Ambiental, que deu aula de Física nos Colégios Estaduais, que trabalhou com recreação na hotelaria, não consegue vaga de emprego em lugar algum, porque não tem experiência.

    E o que resta para ele? Qual é a esperança que podemos dar aos jovens como ele?

    Todo hotel em Foz do Iguaçu, quer recepcionista que fale inglês, e ai me pergunto: já temos muambeiros americanos em Foz?Então porque hotéis sem nenhuma categoria (estrelas) exigem em suas vagas recepcionistas com inglês?

    Outro fato que me deixa muito indignada é o descaso de muitas empresas que trabalham como “Agências de Emprego” pois publicam vagas que não existem, empresas fantasmas, e tiram o pouco de dinheiro que um desempregado tem.Brincam com a dignidade das pessoas.

    Imagine um pai de família que pega R$ 60 reais, que tinha reservado para pagar a energia elétrica, e paga o boleto de uma Agência de Empregos que tem diversas vagas, e nenhuma delas é realmente uma oportunidade de emprego.

    Querido amigo, este é um desabafo de uma mãe, que está prestes a tirar o filho do Paraná e trazer para Santa Catarina, pois aqui as coisas não estão desta forma.Não precisa-se ter experiência para porteiro, não precisa-se ter inglês para ser recepcionista de uma pousada, nem tão pouco ter experiência para trabalhar como servente de obra.

    Eu posso com isso, resolver o problema de meu filho, mas e os outros jovens?

    Vão ser empurrados para o mundo do crime? Virar contrabandista talvez?

    Estou lhe escrevendo na esperança de que o senhor com seus dons e talentos, possa redigir uma matéria sobre o assunto, e de certa forma, dar sua contribuição na vida de milhares de jovens desempregados que vivem na cidade de Foz do Iguaçu.Desde já agradeço por sua atenção e me coloco ao seu inteiro dispor para quaisquer informações adicionais.

    Um forte abraço,

    Edem Beiriz

    Bombinhas – SC



    Publicado por jagostinho @ 15:49



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.