PARANÁ PORTAL / Fábio Buchmann – CBN Curitiba
Justus recua e Francischini assume presidência da CCJ na Assembleia

A disputa pela presidência da CCJ, a comissão Permanente mais importante da Alep, que se arrastou nos últimos dias terminou nesta segunda-feira (11) com uma solução negociada.
O deputado Nelson Justus (DEM), abriu mão da própria candidatura, e acabou aceitando presidir a Comissão de Finanças e Tributação.
Com isso, Fernando Francischini, do PSL, que também disputava o cargo, foi indicado como presidente da Comissão.
Justus, que esteve por oito anos na presidência da CCJ, anunciou sua decisão durante a sessão plenária.
Deu a entender que pretende voltar a presidência da CCJ no futuro, no melhor estilo um passo atrás e dois pra frente.
“O deputado Nelson Justus tem uma história na Assembleia Legislativa. Então com certeza foi uma disputa árdua, mas em alto nível, e nós temos um compromisso com o governador Ratinho Junior”, disse Francischini.
O novo presidente da Comissão, Fernando Francischini reconheceu e agradeceu a atitude de Nelson Justus. Uma decisão em prol do Paraná, segundo ele.
“Há momentos na vida que a gente tem que recuar para avançar depois. Esse foi o principal motivo pelo qual eu recuo nesse instante e avanço depois. Eu aceitei ser presidente da comissão de finanças e ajudarei o governo”, afirmou Justus.
Entre as atribuições da CCJ estão:
- emitir parecer quanto à constitucionalidade, legalidade, juridicidade, adequação regimental e caráter estrutural das proposições; propor, mediante projeto de resolução, a suspensão, no todo ou em parte, de lei ou decreto municipal declarado inconstitucional pelo Tribunal de Justiça;
- manifestar-se sobre a perda de mandato de Deputado nos termos do regimento interno da Assembleia;
- além de autorizar instauração de processo de apuração de infração penal comum contra o Governador do Estado e outros agentes públicos .