• 08fev

    AGÊNCIA BRASIL

    A incidência de Aids entre os jovens de 13 e 19 anos atinge principalmente homossexuais e mulheres. Nesta faixa etária, a prevalência de contaminação é feminina, com 60% dos casos. De 2000 a junho de 2009 foram registrados no país 3.713 casos da doença em meninas, contra 2.448 em meninos. Entre os adolescentes, 39,2% dos casos entre os meninos foram resultado de relações homossexuais.

    Os dados foram divulgados neste sábado pelo Ministério da Saúde, durante o lançamento da campanha Carnaval de Prevenção à Aids, no Rio de Janeiro. As estatísticas apontam para uma feminização da doença. Em 1986, eram 15 homens infectados para cada mulher, proporção que mudou para 15 homens para cada 10 mulheres, a partir de 2002.

    No acumulado desde 1982, até junho do ano passado, o país registrou 11.786 casos de Aids entre os jovens de 13 e 19 anos. Em 2007, houve 550 novos casos da doença neste grupo, número que foi de 587 em 2008.

    Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, houve uma negligência das pessoas quanto à proteção nos últimos anos. “Como a expectativa de vida avançou, o diagnóstico foi ampliado e as pessoas estão vivendo com mais conforto, houve um certo relaxamento no uso do preservativo, que é uma maneira eficaz de impedir a transmissão da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis, além de uma gravidez indesejada”, disse.

    Para reduzir a incidência e conscientizar sobre os riscos da doença, o Ministério da Saúde e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres começam a veicular, a partir de hoje, uma campanha pela televisão, rádio, internet e imprensa escrita dirigida ao público jovem. Na primeira semana, até o carnaval, será enfatizada a importância do uso da camisinha. Na semana seguinte, a ênfase será sobre a importância de se fazer o teste anti-HIV, se houver alguma relação de risco, sem proteção.

    Publicado por jagostinho @ 14:04

5 Respostas

WP_Cloudy
  • beatriz Disse:

    não estão usando camisinha achando que aides não existe mais. Vai morrer muita gente!”

  • norival Disse:

    os jovens de hoje estão relaxando no uso da camisinha e logo teremos uma tragédia nacional.

  • dario Disse:

    para os nossos jovens usar camisinha é fora de moda. Vão se lascar.

  • Ministério da Saúde Disse:

    Para que a população não se esqueça do perigo da AIDS e da importância de se usar camisinha, o Ministério trabalha, todos os anos, campanhas de incentivo ao uso da camisinha para um sexo seguro.

    Conheça o site da nova Campanha, http://www.usesempre.com.br

    Para mais informações, fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Atenciosamente, Fernanda.

  • Ministério da Saúde Disse:

    A melhor prevenção é a informação. Por isso, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Use Sempre, para informar as pessoas sobre as medidas para prevenir as DST/Aids. Não podemos vacilar. É preciso, além de usar camisinha, ajudar a disseminar importantes informações sobre assunto. E você, por meio do seu blog, pode nos ajudar nesta tarefa. Podemos contribuir em sua página, com informações, vídeos e outros materiais.

    Para mais informações fernanda.scavacini@saude.gov.br

Deixe um comentário

Por favor, atenção:A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.