O deputado federal Sandro Alex (PPS-PR)(foto) apresentou à Mesa Diretora da Câmara requerimento para que seja criada uma Comissão Externa na Casa para acompanhar as investigações sobre a suspeita de prática de eutanásia na UTI do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba.
Além da Comissão Externa, o parlamentar apresentou indicação para que o Ministério da Saúde audite as atividades do hospital e sugestões aos Conselhos Federais de Medicina e de Enfermagem para que acompanhem o inquérito policial que apura o caso.
Para o parlamentar, as denúncias envolvendo a ex-chefe da UTI do hospital, Virginia Helena Soares de Souza, e médicos que integravam sua equipe com a antecipação da morte de pacientes “são da maior gravidade”.
“As investigações interessam à população e precisam ser levadas adiante sem qualquer constrangimento ao que vem sendo apurado pela polícia do Paraná”.
“Por isso é que considero de extrema importância que a Câmara também acompanhe as investigações”, justificou Sandro Alex.
Os casos de eutanásia vinham sendo apurados há mais de um ano pelo delegado Marcus Vinícius Michelotto, responsável pelo inquérito, depois de denúncias recebidas pela Ouvidoria Geral do Estado do Paraná de que o Hospital Evangélico dava tratamento diferente aos pacientes do SUS.