UOL NOTÍCIAS
Um pinheiro que sobreviveu ao terremoto seguido de tsunami que atingiu o norte do Japão em 11 de março de 2011 se tornou agora um memorial em homenagem às vítimas da tragédia.
A árvore chamada de “pinheiro milagroso” foi artificialmente restaurada e virou um monumento de 27 metros de altura, em um projeto que custou cerca de 150 milhões de ienes (R$ 3,1 milhões).
A ação durou seis meses e foi finalizada no início de março deste ano, quando a tragédia, que deixou aproximadamente 19 mil mortos, completou dois anos.
O pinheiro foi a única de 70 mil plantas da costa de Rikuzentakata, na Província de Iwate, a sobreviver à catástrofe, mas suas raízes ficaram seriamente deterioradas.
A árvore tornou-se símbolo da reconstrução da cidade.
Partes do pinheiro tem sido reaproveitadas e reutilizadas de formas diferentes e sustentáveis pelo projeto.