BLOG DA JOICE
O contrato entre o ICI e Prefeitura deve ser rompido. O instituto vai deixar de ser OSCIP e será transformado em entidade privada
O ICI, Instituto Curitiba de Informática, que comanda todos os sistemas de software e tecnologia da informação em Curitiba tem novo presidente. Renato Rodrigues deixa o Instituto e depois do feriado assume Luiz Mário Luchetta.
O que parece simples é na verdade o prenúncio de chuvas e trovoadas porque o Instituo vai romper com a Prefeitura de Curitiba. Ocorre que o ICI é responsável por áreas estratégicas da cidade e pode fazer Curitiba parar.
Vamos aos exemplos. ICI comanda o 156, o cartão transporte, os sistemas de arrecadação da Prefeitura, o de saúde, o de educação e outros tantos. Mas está decidido. A missão de Luchetta é transformar o Instituto que hoje é uma OSCIP em entidade privada e assim o contrato será automaticamente rompido.
Uma licitação terá que ser aberta. E até lá? Até lá o município será obrigada a fazer um contrato emergencial. E quem deve ser contratado? Ganha um doce quem adivinhar. É claro que com o meio de campo embolado o ICI deve ser contratado emergencialmente e aí quem dá as cartas é a empresa.
É uma sinuca de bico, resultado de processo que foi mal conduzido das duas partes. O ICI que sempre mandou de mais e a Prefeitura que nunca soube mandar.
Agora restam uma dívida milionária da Prefeitura de mais de R$ 20 milhões, ou seja, nossa com o ICI, a possibilidade de serviços essenciais serem suspensos e dúvida se chegaremos a pagar menos pelos serviços prestados até agora.
Pelo andar da carruagem a emenda ficará bem pior que o soneto. Você aí tem alguma dúvida de quem vai pagar essa cara conta?