O Festival Fellini Curitiba vai homenagear, durante a Corrente Cultural 2013, realizada em novembro, os 50 anos do filme 8 ½, dirigido pelo premiado cineasta italiano Federico Fellini.
Dentro da programação do evento, o filme será exibido no dia 8 de novembro (sexta-feira), às 18 horas, na Cinemateca de Curitiba.
O filme figura as principais listas dos melhores filmes já realizados na história do cinema.
Recentemente, a “Sight & Sound Magazine”, revista de cinema do British Film Institute, promoveu uma enquete com 358 diretores de 73 países para escolher os maiores filmes de todos os tempos.
A enquete também ouviu, leitores, produtores, especialistas e críticos. Oito e Meio, de Federico Fellini, mais uma vez, integrou a seleta lista entre os maiores filmes da história.
Debate
Após a projeção do filme, às 20h30, será promovido um bate-papo em homenagem ao jubileu de lançamento da película.
O debate será mediado pelo promotor e curador do Festival Fellini, Antonio Cava, na Cinemateca de Curitiba.
“Vamos apresentar ao público algumas nuances e variações deste magnífico filme que revolucionou a história do cinema, além de falar também um pouco sobre a vasta filmografia de Fellini e suas características como diretor e roteirista”, ressaltou Cava.
Participações
O debate terá a presença confirmada do argentino Hugo Mengarelli, radicado em Curitiba há mais de 20 anos.
Com mestrado em cinema e doutorado em artes cênicas pela ECA-USP, Mengarelli é diretor de companhia de teatro, cineasta e professor de cinema e teatro da UFPR.
O bate-papo ainda contará com a participação de Clóvis Gruner, mestre e doutor em História pela Universidade Federal do Paraná, onde atualmente é professor do Departamento de História (DEHIS/UFPR), atuando nas áreas de Teoria da História e Historiografia, nos cursos de Licenciatura em História e Bacharelado em História, Memória e Imagem.
Suas pesquisas recentes problematizam as relações entre história e narrativas ficcionais.
Roteiro Inovador
8 1/2 inova em termos de roteiro. O filme se inscreve na linha de vanguarda da narrativa contemporânea. Inúmeros filmes e diretores seguiram as inspirações de oito e meio, entre eles:
O Show deve continuar (All that Jazz) de Bob Fosse, Memorias (Stardust memories) de Woody Allen, Um doido genial (Alex in Wonderland) de Paul Mazursky, A noite Americana de Truffaut, o musical “Nine” dirigido por Bo Marshall e “Sinédoque, Nova York”, primeiro filme como diretor de Charlie Kaufmann, que em seu roteiro “Adptação” de 2002 afirma que Fellini fez a última revolução em termos de roteiro do cinema.
Cartazes e Filmografia
O público terá ainda a oportunidade de visualizar os 23 cartazes de divulgação dos filmes de Federico Fellini e acompanhar, do dia 3 a 8 de novembro, sempre às 18 horas, na Cinemateca de Curitiba, a projeção dos principais filmes do renomado diretor italiano.
No dia 3 de novembro (domingo) será exibido o filme Amarcord, lançado em 1973, na Itália, com 125 minutos de projeção.
Na segunda-feira, dia 4, o público poderá assistir “Os Boas Vidas – (I Vitelloni, França, Itália, 1953, P&B, 100 min.), com roteiro e direção de Fellini.
No dia 5 (terça-feira) , será a vez da exibição do filme A Estrada da Vida (La Strada, Itália, 1954, P&B, 94 min.).
Na quarta, dia 6, haverá a apresentação do clássio E La nave Va – (E la nave va, França, Itália, 1983, Cor, 128 min.), cujo roteiro Fellini compartilhou com Tonino Guerra.
A programação segue quinta-feira, dia 7, com a película A Doce Vida – (La Dolce Vita, Itália, França, 1960, P&B, 174 min.), que conta com a atuação marcante de Marcello Mastroianni.
Para fechar o roteiro, será exibido no dia 8, sexta-feira, o revoluciuonpario Oito e Meio – (8½, Itália, França, 1963, P&B, 114 min) seguido de bate-papo com o público.
Entrada
Vale destacar que a entrada é franca e a retirada de ingressos será autorizada uma hora antes na bilheteria da Cinemateca.
A Cinemateca de Curitiba fica localizada na Rua Presidente Carlos Cavalcante 1174 – São Francisco
Contato: (41) 3321-3310
Ficha Técnica
Oito e Meio – (8½, Itália, França, 1963, P&B, 114 min.)
Diretor: Federico Fellini
Roteiro: Federico Fellini, Ennio Flaiano, Tullio Pinelli, Brunello Rondi.
Elenco: Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Anouk Aimée, Sandra Milo, Rossella Falk, Barbara Steele, Caterina Boratto, Edra Gale, Guido Alberti.
Sinopse: Guido (Mastroianni) é o cineasta em crise que não consegue encontrar uma ideia para seu próximo filme.
Atormentado, começa a ser assombrado por sonhos e recordações de passagens marcantes de sua vida.
Revê sua infância, encontra a amante, a esposa e sua musa, enquanto se preocupa com a realização de um filme.
O título Oito e Meio é uma referência à carreira do próprio Federico Fellini, que até então já havia dirigido 6 longas, 2 episódios de filme e um filme co-dirigido com Alberto Lattuada.
Classificação 14 anos.
Bate papo em homenagem aos 50 anos do Filme 8 ½ com convidados e público após a exibição do filme no dia 8 de Novembro às 20:30.
Pedro Lichtnow
(Divulgação)