SITE DO SENADOR REQUIÃO
Nesta sexta-feira (25) o senador Roberto Requião (PMDB/PR) voltou a falar do leilão do Campo de Libra, área localizada da Bacia de Santos (SP) com reservas estimadas entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris de petróleo.
“O petróleo encontrado em Libra tinha que ser explorado diretamente pelo Estado. Cem por cento do petróleo brasileiro para o Brasil, para o nosso desenvolvimento, para políticas de educação, saúde, desenvolvimento econômico do nosso país”, reforçou.
Desde o início, o senador foi contra o leilão e o contrato da partilha de produção da área adotado pelo Governo Federal.
Para ele, trata-se de “uma privatização de burca, uma privatização envergonhada, uma privatização que não mostra a sua verdadeira face, a sua verdadeira natureza”.
As empresas Shell e Total entraram com 20% de participação no leilão cada uma.
As empresas chinesas CNPC e CNOOC entraram cada uma com 10%. E a Petrobrás detém os outros 40%.
“Temos 60% do projeto de Libra nas mãos de empresas estrangeiras. Mas não podemos esquecer que o governo do Fernando Henrique Cardoso vendeu na Bolsa de Nova Iorque 35% das ações da Petrobras”, frisou.
“Se a Petrobras tem 40% de participação neste consórcio de exploração de Libra, 35% destes 40% são estrangeiros. E 35% de 40 somam 14%. Então nós temos 60% do consórcio estrangeiro mais 14% da participação estrangeira comprovadamente existente na Petrobras”, explicou.
“Conclusão meus irmão brasileiros: 74% do consórcio de Libra foi entregue à participação estrangeira. O resto é conversa mole”.
26 de outubro de 2013
Os beneficios que as descobertas trouxeram para humanidade, tornou-se propriedade exclusiva de poucos e a grande maioria passou a depender dos proprietários. Conclusão: O Petróleo não é nosso! Um abraço.