Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
  • Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Portal Gov.br
Acesso rápido
  • Acesso rápido
  • Órgãos do Governo
  • Acesso à Informação
  • Legislação
  • Acessibilidade
  • Redefinir Cookies
  • Mudar para o modo de alto contraste
Abrir menu principal de navegação
Serviços e Informações do Brasil
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Galeria de Aplicativos
  • Notícias
    • Notícias
    • Serviços para o cidadão
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termos de Uso
    • Sobre o gov.br
  • Acesse sua conta gov.br
  • Órgãos do Governo
  • Temas em Destaque
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube
Você está aqui: Página Inicial Propriedade Intelectual Notícias 2022 Março Ministério da Economia e Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI) aprofundam parceria com Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) para a implementação da Estratégia Nacional de PI (ENPI)
Info

Notícias

Ministério da Economia e Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI) aprofundam parceria com Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) para a implementação da Estratégia Nacional de PI (ENPI)

Além da consolidação da parceria entre GIPI e OMPI, o envio ao Congresso do texto do Acordo de Haia sobre desenhos industriais e a conclusão do projeto de reestruturação do INPI com apoio do governo britânico são entregas da semana no âmbito da ENPI.
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter link para Copiar para área de transferência
Publicado em 18/03/2022 19h11 Atualizado em 30/06/2022 10h59
Visita ao SEBRAE

- Foto: SEBRAE

Entre os dias 16 e 18 de março o Sr. Daren Tang, Diretor Geral da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) esteve no Brasil, em sua primeira viagem após o período de restrições da pandemia. Sua vinda ao Brasil em primeira mão representa a relevância que nosso sistema de Propriedade Intelectual (PI) tem para o sistema multilateral e coloca em foco os desafios e oportunidades do Brasil na área de PI. 
Entre as atividades da agenda do Diretor Geral da OMPI houve uma sessão de debate, no dia 17/03, envolvendo startups altamente inovadoras aceleradas por programas da FIESP e pelo INOVATIVA do Ministério da Economia, empresas, presidente e equipe do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), presidente e equipe da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e representantes do Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Economia.  A sessão revelou uma visão mais pragmática e adequada à dinâmica dos pequenos negócios, tanto da OMPI quanto do governo brasileiro, no sentido de seguir identificando os gargalos e propondo soluções de curto, médio e longo prazo para a melhoria do sistema de PI, no âmbito da Estratégia Nacional de PI. 

No dia 18/03, o SEBRAE ofereceu um café da manhã para celebrar as parcerias entre as instituições presentes (OMPI, ME, MRE e INPI) e os resultados deste último ano de implementação da ENPI. A criação dos selos brasileiros de Indicação Geográfica (IG), sem custo para os produtores, para fortalecer o processo de comunicação junto ao mercado, bem como o projeto de digitalização das IGs brasileiras, com o objetivo de reduzir os custos de controle e rastreabilidade dos produtos, foram destaques. 

No mesmo dia 18/03, foi publicada no DOU a mensagem presidencial nº 99/2022 de envio do texto do Acordo de Haia para a proteção internacional de desenhos industriais para o Congresso Nacional, mais um passo rumo à inserção do Brasil nos sistemas internacionais de PI administrados pela OMPI. O Brasil já é parte dos sistemas internacionais de patentes (PCT) e de marcas (Protocolo de Madri), está em processo de adesão ao sistema de desenhos industriais (Acordo de Haia) e também ao sistema internacional de depósito de material biológico (Tratado de Budapeste). A inserção nos sistemas internacionais administrados pela OMPI resulta em redução dos custos e do tempo nos processos de proteção dos direitos de PI no exterior e contribui para a absorção de melhores práticas internacionais pelos escritórios de PI, no caso o INPI. 

Após o café da manhã, as autoridades se dirigiram ao Palácio do Itamaraty para uma reunião sobre possíveis ações de aprofundamento da parceria do governo brasileiro com a OMPI, seguida da cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento (MdE) entre a OMPI e algumas das instituições participantes do GIPI: Ministério da Economia (Presidência do GIPI), Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e INPI. O MdE consolida e institucionaliza no âmbito do GIPI e da ENPI as cooperações que já ocorrem hoje na prática e propõe novas formas de cooperação que vão desde ações simples de compartilhamento e adequação de material para disseminação, até estudos, elaboração e execução de projetos de longo prazo para aprimoramento do sistema de PI e garantia dos direitos protegidos. 

Após a cerimônia de assinatura, foi oferecido um almoço pelo MRE ao Diretor Geral da OMPI, acompanhado pelo Ministro Paulo Guedes, simbolizando a prioridade da PI na agenda do Ministério da Economia. 

Por fim, hoje (18/03), representantes do Ministério da Economia, equipe da consultoria técnica, a equipe do INPI e representantes do governo britânico, celebraram o encerramento do projeto de reestruturação do INPI “Escritório de Propriedade Intelectual para o século XXI” financiado pelo Prosperity Fund, um fundo do governo britânico. O projeto foi idealizado em 2016 e sofreu adequações ao longo dos anos, tendo como resultado final a revisão de 8 macroprocessos do INPI, entre eles os de marcas, desenhos industriais e patentes, além da implementação de um sistema de gestão de qualidade, implementação de ferramenta de precificação dos serviços e um diagnóstico sobre as necessidades da área de TI do INPI. As 915 ações de melhorias propostas ao Instituto no relatório final serão avaliadas e priorizadas para implementação conforme a urgência das áreas e a disponibilidade de recursos do INPI. 

O projeto deixa também um importante legado para a inclusão de gênero e igualdade, com a criação do Comitê Estratégico de Gênero, Diversidade e Inclusão no INPI, que irá liderar as ações nessa temática.   

Essa intensa semana para a agenda de PI gerará frutos e novos projetos em breve. 

Conheça aqui os termos do Memorando de Entendimento firmado entre o GIPI e a OMPI, durante a visita.

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter link para Copiar para área de transferência
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Galeria de Aplicativos
  • Notícias
    • Notícias
    • Serviços para o cidadão
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termos de Uso
    • Sobre o gov.br
  • Acesse sua conta gov.br
  • Órgãos do Governo
  • Temas em Destaque
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página